Valadares Filho solicita audiência de prefeitos com o ministro

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O deputado federal Valadares Filho
O deputado federal Valadares Filho

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 15/01/2013 às 03:00:00

O deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), disse ontem que já solicitou, através de seu gabinete em Brasília, a audiência dos prefeitos do semi-árido sergipano com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Na última sexta-feira, durante o I Encontro dos Prefeitos do Semi-Árido Sergipano, Valadares Filho assumiu o compromisso de agendar essa reunião. "Me comprometi com os prefeitos, e já solicitei a audiência com o ministro que vai me dar o retorno da data. Fiz a solicitação em caráter emergencial e a reunião deverá acontecer ainda no final deste mês", afirma.

Os prefeitos elaboraram um plano de ação emergencial que será entregue ao ministro. "Nós precisamos realizar investimentos que tornem essas ações permanentes. Sabemos que a seca não acaba, mas a gente pode prevenir, para que o sertanejo esteja preparado e sofra menos com os efeitos dela", explica o deputado.

Ainda sobre a seca, Valadares Filho enxerga a preocupação dos órgãos federais no combate, mas critica a burocracia da liberação dos recursos. "Assim como o ministro Fernando Bezerra, a presidenta Dilma é bastante sensível com os problemas enfrentados pelo povo nordestino. Mas os órgãos fiscalizadores burocratizam cada vez mais a liberação de recursos. A fiscalização é importante, são exigências legais estabelecidas pelo Governo Federal, até mesmo por conta da transparência dos gastos públicos. Porém questões emergenciais pedem uma maior sensibilização e, consequentemente, uma diminuição dessas barreiras, sem desobedecer a legalidade".

Proinveste - Questionado sobre o Proinveste o deputado está confiante para a sua aprovação. "Este empréstimo do Governo Federal foi aprovado em todos os Estados onde esteve disponível, embora alguns queiram fazer política com o Proinveste, sabemos que ele só trará benefícios para Sergipe. São mais R$ 700 milhões, dificilmente teremos a longo prazo um investimento deste tamanho. Tenho esperança que, com a sensibilidade dos nossos deputados estaduais, o Proinveste será aprovado em nosso Estado", confia.

"Neste momento o mais importante é o desenvolvimento de Sergipe. Obras estruturantes, geração de empregos, melhoria da educação e da saúde pública, investimento em relação a seca aqui no sertão, que serão mais de R$ 40 milhões, e diversos outros projetos e benefícios para o sergipano", completa.