Prefeitura de Aracaju lança podcasts nesta quarta-feira

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O secretário de Comunicação de Aracaju, Carlos Cauê
O secretário de Comunicação de Aracaju, Carlos Cauê

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 04/11/2019 às 23:07:00

 

A Prefeitura de Aracaju 
lança nesta quarta-fei-
ra mais uma plataforma de comunicação, trata-se do canal de podcasts da administração municipal. Uma das principais tendências dos meios de informação, o formato foi agregado aos canais da Prefeitura da capital através da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).
De origem recente, o podcast é um conteúdo em áudio que atende sob demanda, ou seja, a pessoa pode ouvir o que quiser e quando quiser, bastando um clique. Neste sentido, a Prefeitura desenvolveu dois conteúdos diferentes, o "PMA Debates", disponível todas às quartas-feiras, às 6h, e o "Cidade em Ação", que será disponibilizado todas às segundas e sextas-feiras, também às 6h.
De acordo com o secretário municipal da Comunicação, Carlos Cauê, o cenário da comunicação social está sendo transformado e a nova ferramenta é mais um elemento da transformação. "A comunicação alterou a sua qualidade, sobretudo a partir do fenômeno das redes sociais, onde a informação unidirecional perdeu a razão de existir. A comunicação passou a ser um elemento de relacionamento. Isso abre um leque considerável que a comunicação pode aproveitar. A utilização de podcast ou de produtos similares tem exatamente esse condão, de se transformar em um instrumento de relacionamento e aprofundar essa relação com a população", destacou.
Para Cauê, os podcasts chegam para cobrir uma lacuna do ponto de vista de uma manifestação de áudio. "Como o produto, o podcast começou a se firmar no cenário das comunicações e sentimos falta da Prefeitura também estar presente nessa dimensão. Trata-se de mais uma ferramenta que a Secom disponibiliza como um instrumento de informação e de relacionamento entre a Prefeitura e a sociedade", explicou.
Segundo o secretário, o podcast será mais uma ferramenta de interação com a imprensa. "Temos pautado a imprensa através de diversos canais e essa será mais uma fonte de informação", frisou.
Nesta quarta-feira, a estreia ficará por conta do "PMA Debates". Ancorado pelo secretário adjunto da Comunicação, Luciano Correia, o podcast tem um perfil de caráter mais aprofundado. "Vamos jogar um olhar mais detalhado sobre as questões da cidade, algo conceitual", definiu Luciano. Ele comenta também que o primeiro deles será sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), "as modificações que sofreu, a base de isentos que a Prefeitura ampliou e outras nuances que essa gestão transformou".
Luciano Correia ainda explica que o podcast é uma das ferramentas emergentes que não se pode mais desconsiderar. "Antigamente, as assessorias funcionavam como órgãos emissores de publicações para abastecer o mercado e esse mercado se reconfigurou, e isso significa que as assessorias também teriam que se reconfigurar. Desde o começo, procuramos nos reposicionar nesse novo ambiente digital e, a partir disso, construir nossas gramáticas. O podcast é a mais recente necessidade de ampliação dessa nossa concepção. É uma possibilidade de nos comunicar com um novo público, em um novo formato", considerou Luciano Correia.
O segundo conteúdo é "A Cidade em Ação" será coordenado pelo diretor de Comunicação da Secom, Elton Coelho. Neste podcast, a administração visa retratar os temas factuais, o que tem mais destaque no cotidiano da Prefeitura. "Vamos abordar aquilo que a gestão tem feito, tem evoluído, mostrando resultados, soluções. É um link direto com a população e um acompanhamento dos serviços que vêm sendo realizados diariamente", pontuou.
Os conteúdos estarão presentes na conta da Prefeitura de Aracaju no Spotify, no Soundcloud e no Youtube, além de estar nos grupos de Whatsapp, e demais redes sociais. Os links estarão disponíveis também no site oficial da Prefeitura (www.aracaju.se.gov.br).

A Prefeitura de Aracaju  lança nesta quarta-fei- ra mais uma plataforma de comunicação, trata-se do canal de podcasts da administração municipal. Uma das principais tendências dos meios de informação, o formato foi agregado aos canais da Prefeitura da capital através da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).
De origem recente, o podcast é um conteúdo em áudio que atende sob demanda, ou seja, a pessoa pode ouvir o que quiser e quando quiser, bastando um clique. Neste sentido, a Prefeitura desenvolveu dois conteúdos diferentes, o "PMA Debates", disponível todas às quartas-feiras, às 6h, e o "Cidade em Ação", que será disponibilizado todas às segundas e sextas-feiras, também às 6h.
De acordo com o secretário municipal da Comunicação, Carlos Cauê, o cenário da comunicação social está sendo transformado e a nova ferramenta é mais um elemento da transformação. "A comunicação alterou a sua qualidade, sobretudo a partir do fenômeno das redes sociais, onde a informação unidirecional perdeu a razão de existir. A comunicação passou a ser um elemento de relacionamento. Isso abre um leque considerável que a comunicação pode aproveitar. A utilização de podcast ou de produtos similares tem exatamente esse condão, de se transformar em um instrumento de relacionamento e aprofundar essa relação com a população", destacou.
Para Cauê, os podcasts chegam para cobrir uma lacuna do ponto de vista de uma manifestação de áudio. "Como o produto, o podcast começou a se firmar no cenário das comunicações e sentimos falta da Prefeitura também estar presente nessa dimensão. Trata-se de mais uma ferramenta que a Secom disponibiliza como um instrumento de informação e de relacionamento entre a Prefeitura e a sociedade", explicou.
Segundo o secretário, o podcast será mais uma ferramenta de interação com a imprensa. "Temos pautado a imprensa através de diversos canais e essa será mais uma fonte de informação", frisou.
Nesta quarta-feira, a estreia ficará por conta do "PMA Debates". Ancorado pelo secretário adjunto da Comunicação, Luciano Correia, o podcast tem um perfil de caráter mais aprofundado. "Vamos jogar um olhar mais detalhado sobre as questões da cidade, algo conceitual", definiu Luciano. Ele comenta também que o primeiro deles será sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), "as modificações que sofreu, a base de isentos que a Prefeitura ampliou e outras nuances que essa gestão transformou".
Luciano Correia ainda explica que o podcast é uma das ferramentas emergentes que não se pode mais desconsiderar. "Antigamente, as assessorias funcionavam como órgãos emissores de publicações para abastecer o mercado e esse mercado se reconfigurou, e isso significa que as assessorias também teriam que se reconfigurar. Desde o começo, procuramos nos reposicionar nesse novo ambiente digital e, a partir disso, construir nossas gramáticas. O podcast é a mais recente necessidade de ampliação dessa nossa concepção. É uma possibilidade de nos comunicar com um novo público, em um novo formato", considerou Luciano Correia.
O segundo conteúdo é "A Cidade em Ação" será coordenado pelo diretor de Comunicação da Secom, Elton Coelho. Neste podcast, a administração visa retratar os temas factuais, o que tem mais destaque no cotidiano da Prefeitura. "Vamos abordar aquilo que a gestão tem feito, tem evoluído, mostrando resultados, soluções. É um link direto com a população e um acompanhamento dos serviços que vêm sendo realizados diariamente", pontuou.
Os conteúdos estarão presentes na conta da Prefeitura de Aracaju no Spotify, no Soundcloud e no Youtube, além de estar nos grupos de Whatsapp, e demais redes sociais. Os links estarão disponíveis também no site oficial da Prefeitura (www.aracaju.se.gov.br).