Centro de Hemoterapia convoca doadores de sangue

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 21/06/2012 às 12:39:00

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convoca a população em geral para doar sangue e manter o atendimento dos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar. A medida de segurança visa regularizar o estoque. Durante os períodos de festa, a exemplo dos festejos juninos, aumenta a demanda de sangue e o número de doações reduz.
 De acordo com dados do hemocentro, do dia 1º a 18 de junho foram coletadas 1.358 bolsas de sangue. As doações ainda são insuficientes para regularizar o estoque que atende à hemorrede estadual, composta pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e os hospitais regionais do Estado.
 
Reforço - O superintendente do Hemose, José Alberto Barreto, informa que desde o início do mês as campanhas com parceiros, como a Associação Gloriense de Doadores de Sangue, foram reforçadas. "Além dos parceiros, tem os grupos organizados que se mobilizam para o serviço. Entretanto, diante do período das festas juninas o número de doações ainda não atingiu a meta de 120 doações por dia", pontua.
Ele também ressalta a necessidade da população efetuar a doação de sangue antes de participar das celebrações relativas ao segundo santo do ciclo junino, São João, que acontece no próximo final de semana. "Antes de viajar, passe no Hemose e contribua com o serviço para que as pessoas que precisam de sangue nos serviços de urgência dos hospitais possam ser atendidas", acrescenta.
Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50 Kg. Também é necessário apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.