Mais perto do PT

Rita Oliveira


 

Durante lançamento da pré-candidatura da militante socialista Suely Barreto a prefeita de Estância pelo Cidadania, anteontem à noite, o senador Alessandro Vieira destacou que o partido apresenta um time qualificado. "Eu tenho certeza que nas urnas vocês vão encontrar nomes qualificados, que vão contribuir com a mudança liderada pela nossa pré-candidata Suely Barreto, que vai apresentar um projeto político centrado na resolução dos problemas da cidade", disse. 
Entre os que participaram do lançamento da pré-candidatura de Suely, os deputados estaduais do Cidadania Georgeo Passos, Kitty Lima e Samuel Carvalho.

Durante lançamento da pré-candidatura da militante socialista Suely Barreto a prefeita de Estância pelo Cidadania, anteontem à noite, o senador Alessandro Vieira destacou que o partido apresenta um time qualificado. "Eu tenho certeza que nas urnas vocês vão encontrar nomes qualificados, que vão contribuir com a mudança liderada pela nossa pré-candidata Suely Barreto, que vai apresentar um projeto político centrado na resolução dos problemas da cidade", disse. 
Entre os que participaram do lançamento da pré-candidatura de Suely, os deputados estaduais do Cidadania Georgeo Passos, Kitty Lima e Samuel Carvalho.

 

Mais perto do PT

PT e PCdoB sempre foram aliados históricos no país e em Sergipe. Eram como irmãos siameses no estado, existindo até dobradinhas entre os dois partidos para a Prefeitura de Aracaju com um indicando o prefeito e o outro o vice.

Para as eleições deste ano essa irmandade acabou após a convicção das lideranças do PT de que o partido seria banido da chapa majoritária, por um acordo político existente entre o prefeito Edvaldo Nogueira (ex-PCdoB e futuro PDT) e o PSD do deputado federal Fábio Mitidieri.

Isso levou o PT a bater asas e tomar um novo rumo: o da candidatura própria a prefeito de Aracaju. Só que isso representa uma saída de um agrupamento que vem unido há cerca de duas décadas e, consequentemente, um racha.

Com Edvaldo permanecerão os aliados PSD do governador Belivaldo Chagas e do deputado federal Fábio Mitidieri; o PP do deputado federal Laércio Oliveira; e o PCdoB do vereador Antônio Bittencourt.

Estão voltando ao agrupamento o PDT do deputado federal Fábio Henrique, futuro partido do prefeito, e o ex-PRB, hoje Republicanos, dos ex-deputados federais Heleno Silva e Jony Marcos.  Edvaldo ainda tem o apoio do SD, do deputado federal Gustinho Ribeiro, e ainda pode contar com o apoio do PSC do ex-deputado federal André Moura.

Após o racha do PT com Edvaldo Nogueira o próprio governador Belivaldo já declarou que seguirá com o prefeito. A grande expectativa agora é com quem o ex-governador Jackson Barreto (MDB) marchará.

Sabe-se que ele defende a reeleição de Edvaldo, mas tem um grande vinculo político com o ex-presidente Lula, a quem sempre apoiou. Ele, inclusive, chegou a visitar a Vigília Lula Livre, em Curitiba, instalada em frente à sede da Polícia Federal onde o líder petista encontrava-se preso.  

Ontem, à coluna, JB reafirmou que somente depois do carnaval definirá com quem seguirá nas eleições deste ano em Aracaju.  Ressaltou que a eleição na capital tem "vários componentes" e quer ter a "liberdade" para poder conversar.

"No momento não quero levantar bandeira nenhuma. Preciso tá livre para ter acesso, conversar, ouvir as coisas. O perfil de uma chapa de centro esquerda deve ser um objetivo a ser perseguido", disse.

Para bom entendedor, meias palavras bastam...

Centro-esquerda 1

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) reforça a sua tese de defender uma chapa de centro-esquerda dizendo que a capital sempre foi isso. "Aracaju sempre teve um perfil de cidade de esquerda. Já mostrou essa tendência em 1946, na redemocratização do país, quando Iedo Fiuza (PCB) ganhou em Aracaju para presidente da República na disputa com dois generais. Aracaju só não foi de esquerda na eleição de João Alves (DEM) prefeito", afirma.

Centro-esquerda 2

"O projeto é de centro-esquerda. Não quero, ao final da minha vida pública, sair de uma linha que sempre estive. Não posso abandonar esses princípios. Não vou jogar essa bandeira de centro-esquerda embaixo da cama. No processo de impeachment sacrifiquei o meu governo para ficar com Dilma [Russeff] e contra Temer [Michel]. Podia ficar em cima do muro, mas não fiquei. Não aceitei ver Dilma e Lula sendo desmoralizados", disse JB, reafirmando que seu governo foi prejudicado por assumir publicamente essa sua posição.

Queixa 

O ex-governador só lamenta uma turma radical do PT não reconhecer suas posições na defesa dos ex-presidentes Dilma e Lula, tendo, inclusive, ficado contra ele nas eleições 2018 quando disputou o Senado.

Sem conversa

JB disse que ainda não sentou com o PT nem com Edvaldo Nogueira para conversar sobre as eleições deste ano. Apenas falou esta semana, por telefone, com o pré-candidato a prefeito do PT, Márcio Macedo, que ligou pra ele e disse que marcaria um encontro dele com Lula. 

Primeira conversa 1

Ontem Jackson teve a primeira conversa sobre as eleições municipais. Tomou café da manhã com o ex-presidente da OAB, Henri Clay, que busca consolidar sua pré-candidatura a prefeito de Aracaju este ano, motivado pelo fato de em 2018 ter sido o candidato a senador mais bem votado na capital.  Ele caminha para ir para a disputa pelo PSOL.

Primeira conversa 2

Como não poderia ser diferente, o cardápio do café da manhã na casa do advogado foi a sucessão municipal.  "Pelo que Henri Clay falou, fiquei preocupado por haver muitos pré-candidatos de forças progressistas, o que traz prejuízo eleitoral. É preciso juntar mais essas forças", avalia.

Ponto de vista

Para Márcio Macedo, o Partido dos Trabalhadores tem uma experiência e o povo de Aracaju já conhece. "Hoje somos uma unidade porque temos clareza do nosso momento. O PT tem compromisso com a nossa gente. E está mais forte do que nunca", avalia.

O troco 1

Da ex-prefeita de São Cristovão, Rivanda Farias, sobre nota publicada ontem na coluna informando que tinha sido inocentada na Justiça de todas as acusações sobre fraude na merenda escolar denunciada pelo Conexão Repórter, apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, e que acabaram fazendo com que renunciasse ao mandato em 2015:  "Além de ser inocentada de todas as acusações hoje movo ação judicial contra o repórter, que irresponsavelmente fez a matéria, e contra o SBT, que veiculou a mesma".

O troco 2

Prossegue Rivanda: "Aguardemos a Justiça. Deus sempre foi a minha fortaleza e o meu refúgio. A Deus, a minha família e aos poucos, mas verdadeiros amigos que em mim confiaram, a minha eterna gratidão. Aos demais, beijinho no ombro. Continuo de pé, firme e forte. Sei quem eu sou e isto me basta. Abutres sempre vão voar rasteiro. Uma águia só consegue enxergar horizontes. Fica a dica! Paz e bem!".

Esclarecimento

O pré-candidato a prefeito de São Cristovão, Armando Batalha, informa à coluna que não foi por causa do vídeo - em que aparecia na convenção partidária de 2016 dizendo que seu filho sendo eleito prefeito no outro dia iria para casa e quem comandaria o município era ele  - que retirou naquele ano a candidatura de seu filho Armando Batalha Neto a Prefeitura de São Cristóvão. Foi em razão de ter sido acometido de um grave problema de saúde, pelo qual passou 2017/2018 se cuidando em São Paulo e graças a Deus e a equipe médica está totalmente recuperado e sem nenhuma sequela.

Consenso

Dois pré-candidatos a prefeito de São Cristovão, Coronel Rocha (Cidadania) e ex-vereadora Gedalva Umbaúba, declararam ontem não reconhecer a pré-candidatura de Armando Batalha nas eleições deste ano por ele continuar inelegível. Gedalva, inclusive, disse que vem conversando com outras lideranças da oposição e que são pré-candidatos, a exemplo de Lauro Rocha e Betão, visando um consenso em favor daquele que tiver melhor posicionado nas pesquisas.

Gesto nobre

Na manhã de ontem o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) registrou em cartório que por sua livre vontade, quando da efetiva implementação da pensão parlamentar a que fizer jus na forma da lei, o que apenas ocorrerá quando não mais exercer qualquer cargo público eletivo, somente perceberá, mensalmente, a título da referida pensão, valor que não ultrapasse o teto então vigente das aposentadorias pagas aos trabalhadores brasileiros, concedida no âmbito do Regime Geral de Previdência Social. E que a diferença entre esse mesmo valor e o total da pensão parlamentar seja destinada, mensalmente, à entidade Sociedade Creche Ação Solidária Almir do Picolé.

Enem

Do ex-presidente da OAB, Henri Clay: "Bolsonaro diz que erros no Enem podem ter sido sabotagem. O presidente está prestes a descobrir que a sabotagem começou por sua própria caneta Bic, quando nomeou o atual ministro da Educação para o cargo".  É por ai.

Veja essa ...

Da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que já declarou que viu Jesus Cristo em uma goiabeira e que meninos vestem azul e meninas vestem rosa: "A proposta da pasta é de incentivo à abstinência sexual como política pública para combater a gravidez precoce e a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis". 

Curtas

O ex-governador Jackson Barreto está comemorando o fato do primeiro lugar no Enem, de Medicina da UFS, ter ficado com o aluno Leonardo de Oliveira, da Escola Manoel Messias Feitosa, que fica em Nossa Senhora da Glória. 

Isso porque a escola, com ar condicionado em todas as salas e laboratório, foi uma das primeiras 48 que o seu governo implantou o ensino integral. "Vitória das 48 escolas de tempo integral implantadas em nosso governo e que o Sintese foi contra", afirma JB, comemorando ainda o fato dessas escolas serem hoje referência no Estado e seus alunos sendo aprovados no Enem.

O senador Rogério Carvalho (PT) alerta para o fato do MPT ter registrado  1.213 denúncias de trabalho escravo em 2019. Diz que a estimativa é que o número pode ser bem maior devido ao fim do Ministério do Trabalho e a diminuição dos agentes de fiscalização.   

O vereador Jason Neto (PDT) esteve visitando a construção da maternidade do bairro 17 de Março. Durante a visita, o que mais chamou sua atenção foi o tamanho da estrutura e o quanto a maternidade será benéfica para comunidade. Ele comemorou também o fato dela vir a desafogar o atendimento nas demais unidades. 

 


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS