BNB lança edital de seleção para compor programação dos seus centros culturais em 2013 e 2014

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 16/02/2013 às 09:31:00

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está lançando o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o período de julho de 2013 a junho de 2014.

Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980) realizarão quatro oficinas, no período de 16 a 28 deste mês. Serão ministradas duas oficinas em Juazeiro do Norte (dias 16, sábado, às 15h; e 26, terça-feira, às 19h) e Sousa (dias 16, sábado, às 14h; e 28, quinta-feira, às 19h).

Os interessados devem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, atividades infantis e música. O edital de seleção de propostas e os formulários-proposta estarão disponíveis em formato eletrônico, a partir do dia 18 (segunda-feira), no portal do Centro Cultural Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura), para download.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as duas unidades do CCBNB. As inscrições das propostas serão feitas mediante entrega do formulário-proposta devidamente preenchido e enviado eletronicamente para o endereço de e-mail programacaoCCBNB@bnb.gov.br. Os anexos obrigatórios para a análise das propostas (vídeos, músicas, textos) deverão estar citados no formulário-proposta de inscrição, com seus respectivos links de consulta na Internet.

O BNB receberá propostas de 18 de fevereiro a 15 de março, e o resultado da seleção será divulgado no dia 08 de maio, pela Internet, no portal do BNB (www.bnb.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).

Critérios - O gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil, destaca que serão selecionadas, prioritariamente, propostas que façam uma "reflexão crítica sobre os desenvolvimentos contemporâneos da Arte".

A comissão de seleção será composta por profissionais do Banco do Nordeste de notória competência e experiência em cada área cultural, sendo a mesma indicada e coordenada pelo Ambiente de Gestão da Cultura, que observará os seguintes critérios: possuir qualidade artística e técnica; promover a formação de plateias; viabilidade físico-financeira; difundir a arte e a cultura regional e universal; priorizar as atividades que estão fora do mercado; e promover a experimentação, reconhecendo também as manifestações artísticas da tradição nordestina, bem como os hibridismos entre essas duas vertentes (inovação/tradição).