Semarh abre Semana da Água com público expressivo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/03/2013 às 15:04:00

Com o tema Águas Azuis-Cidades Verdes, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, abriu ontem, 19, no auditório da Codise, a Semana da Água de Sergipe.

Destacada pela realização do VI Encontro de Recursos Hídricos, o evento promove importantes cenários de discussões em torno do tema, o qual engloba os problemas dos centros urbanos relacionados ao sistema de drenagem, esgoto, resíduos sólidos e saneamento.

Crítico, o secretário Genival Nunes abriu o evento protestando contra os crimes ambientais cometidos em matas ciliares e rios. Disse que irá tratar com muito mais rigor essas ocorrências no Estado, a qual considerou atitude leviana diante do agravo. "Estamos no período de seca. A valoração da água é semelhante à perda de alguém que gostamos. Muitas vezes só é dado devido valor quando não existe mais".

Genival se posicionou a favor dos vetos ocorridos no novo Código Florestal, "evitando maiores danos já causados ao meio ambiente". Citou o posicionamento dos municípios frente às questões ambientais onde, segundo ele, eclodem os maiores problemas de infrações ambientais. O secretário encerrou sua fala fazendo menção aos prêmios nacionais contemplados em concurso da Agência Nacional de Águas, a ANA. Na ocasião, o Governo do Estado ficou em primeiro lugar nas duas categorias que concorreu: Governo e Comitê de Bacias.

Após apresentação do Coral Canto das Águas, da Deso, regido pelo maestro Sérgio Teles, o evento prosseguiu com a entrega de certificados de participação aos integrantes da Unidade de Preparação do Projeto Águas de Sergipe (UPP). O Águas de Sergipe é um projeto que irá beneficiar a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe.