Márcio destaca ações do sistema ambiental

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/03/2013 às 15:07:00

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou ontem da abertura do 6º Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O parlamentar disse estar muito feliz com o desempenho da defesa dos recursos naturais de Sergipe feito pelo sistema de meio ambiente da administração estadual e ressaltou os principais avanços dos últimos seis anos.

"É um momento de discutir as políticas públicas e de festejar as vitórias conseguidas. Eu estou muito feliz com o desempenho da defesa dos recursos naturais do Estado feito pelo sistema de meio ambiente, em especial pela Semarh. São conquistas muito significativas. É obvio que tem Estados mais avançados do que o nosso, até porque tínhamos um déficit de política pública nesta área muito grande, mas, com certeza, nenhum Estado avançou tanto nos últimos seis anos no processo de proteção e de organização do sistema de meio ambiente, e em especial, do sistema de recursos hídricos, do que Sergipe", afirmou.

Entre os avanços, Márcio citou o Sistema Integrado das Adutoras do Alto Sertão, Sertaneja e Semiárido, além do programa Preservando Nascentes e Adote um Manancial. "São conquistas importantes como a adutora que está levando água para o sertanejo, de forma silenciosa, sem nenhum alarde, além do sistema de informação, que organizou mais de 100 mil dados, disponibilizados para o público, a todo o momento, que são fundamentais, não só ao setor produtivo, como também para a proteção dos recursos naturais", afirmou.

O deputado falou ainda do sistema de cobertura de tempo e clima de Sergipe, que é o maior do país. Ele também lembrou os projetos "Atlas Digital" e "Água para o Consumo Humano", que receberam recentemente o prêmio da Agência Nacional das Águas, como as melhores iniciativas do país. Márcio também destacou o programa "Águas de Sergipe", que irá recuperar a capacidade do Rio Sergipe. "É muita coisa que nosso estado tem que comemorar, porque são ações muito consistentes. É uma política que é muito bem sucedida", frisou.

A importância da preservação da água também foi ressaltada por Márcio Macêdo. "A água é crucial para todas as atividades humanas, desde as industriais, comerciais até as do dia a dia. A água move o mundo e é fundamental que ela seja preservada, porque é um bem finito. E nós que somos um país que temos o maior potencial de água doce do planeta, temos uma quantidade de água fundamental para consumo e para ser preservada", disse.