Saúde fará testes rápidos de HIV no dia dos namorados

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 12/06/2012 às 21:53:00

Em alusão ao dia dos namorados, comemorado nesta terça-feira, 12, a secretária de Estado da Saúde (SES), por meio da equipe da gerência de DST/Aids,  em parceria com o SESC, oferecerá o teste rápido para o diagnóstico do HIV aos trabalhadores do comércio que frequentam o restaurante situado na rua Dom José Tomaz, no bairro São José. A ação será realizada entre o meio dia e às 14 horas do dia 12 de junho.
O objetivo da ação em uma data como o dia dos namorados faz parte da campanha 'Fique Sabendo' de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV. O Ministério da Saúde estima que no Brasil 300 mil pessoas sejam soropositivas e desconhecem sua situação sorológica.
O teste rápido do HIV leva aproximadamente 20 minutos para ser realizado e sua eficácia é igual ao teste tradicional. Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa. Durante a realização serão disponibilizados ainda preservativos e materiais informativos.
"É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste. Se o resultado for positivo é importante encaminhá-las para um serviço de saúde para avaliação e acompanhamento médico", afirmou Almir Santana.