Gualberto faz homenagem a trabalhadores de Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 03/05/2013 às 11:33:00

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) fez ontem, 2, uma reflexão sobre o 1º de maio, dia dos trabalhadores, em Sergipe. Para ele, que durante mais de 20 anos militou em movimentos sindicais, a luta dos trabalhadores em busca de melhorias tem que ser permanente. "Nas últimas décadas, vários avanços foram registrados, mas tudo por conta da luta dos trabalhadores", afirma.

Gualberto fez duras criticas ao sistema capitalista que impõe derrotas aos trabalhadores mundo afora. "Enquanto existir o desejo de obter o lucro, que é a essência do capitalismo, existirá a ação dos trabalhadores em busca de conquistas e justiça social. Essa é uma batalha que dificilmente terá fim", explicou o deputado.

Durante o seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto afirmou que defende um Estado forte, com atuação em várias áreas, justamente para fortalecer a presença do trabalhador na vida social. "Ao contrário dos empresários do capitalismo, o Estado não visa lucros. Mas no nosso entendimento, o lucro do Estado é o resultado social para uma comunidade", disse.

Em termos de ganhos salariais e outros benefícios, o deputado reconheceu que no governo de Marcelo Déda algumas poucas categorias conseguiram avanços significativos. É o caso das polícias militar e civil, dos defensores públicos, agentes do Fisco e outras.

Por fim, Francisco Gualberto revelou que na quarta-feira, dia 1º, foi homenageado por sindicalistas e lideranças comunitárias nos municípios de Estância e São Cristóvão. Nas duas cidades aconteceram atos organizados por trabalhadores e a história de luta do deputado foi lembrada com destaque.