Ações do ITPS resultam em números positivos no primeiro trimestre de 2013

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/05/2013 às 11:16:00

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) comemora o crescimento de 9% nos procedimentos realizados nesse primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2012. Na prestação de serviços de análises e ensaios tecnológicos foi realizado um total de 3008 amostras nesses três primeiros meses do ano. Já na área da metrologia o número foi de 7.286 verificações de instrumentos. O ITPS é uma autarquia vinculada à Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) que presta serviços tecnológicos sob a forma de ensaios, testes e análise e atua por delegação do Inmetro na realização de fiscalizações e verificações nas áreas de metrologia e qualidade industrial.

Os dados apresentados pelo diretor-presidente do órgão, José do Patrocínio Hora, apontam para o cumprimento de 95% das atividades planejadas para o período. De acordo com ele, entre os meses de janeiro a março deste ano também foram registradas no instituto 4.235 ações de fiscalização de avaliação da conformidade e 2.891 exames de pré-medidos. "Nessas atividades se destacaram os laboratórios de Solo, com um total de 1126 amostras analisadas, seguido do laboratório de água com 985 amostras analisadas", disse ao destacar que os serviços tecnológicos de ensaios e análises são prestados através dos laboratórios de Química de Água; Solos e Química Agrícola; Bromatologia; Inorgânica; Microbiologia e Análise Foliar.

Segundo José do Patrocínio, na área da metrologia foi planejada e pactuada com o Inmetro para este ano a realização de 34.565 verificações em instrumentos, 15.444 ações de fiscalização na avaliação da conformidade, a execução de 28.494 exames em produtos pré-medidos e a realização de 1.865 ações de fiscalização metrológica. "Com isso a expectativa de receita a ser gerada em 2013 é de R$ 6 milhões", comemora o diretor-presidente do órgão.