Palhaça Carmelaa apresenta 'Retalhos Populares' no Mosqueiro

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 24/05/2013 às 10:59:00

Contemplado com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, por intermédio do incentivo fiscal da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o espetáculo 'Retalhos Populares' aportou em Sergipe este mês de maio. Protagonizado pela palhaça Carmelaa, o espetáculo já passou pelos municípios de Riachuelo, Carmópolis, Laranjeiras e neste final de semana aporta em Aracaju.

O ponto de parada da palhaça neste sábado, dia 25, será o povoado Mosqueiro, em Aracaju. Pela manhã, das 9h às 11h, acontecerá uma oficina de técnicas de palhaço para crianças, na Associação dos Moradores, e à noite Carmelaa apresentará o espetáculo 'Retalhos Populares', a partir das 19h, na Orla Pôr-do-Sol.

O projeto 'Retalhos Populares' - protagonizado pela Carmelaa - leva ao seu público a concepção da arte do riso com o mínimo de palavras e repertório rico em gestos, figurino aprimorado e humor. Além disso, busca o diálogo poético inspirado em tons, sons, sabores, cheiros e gestualidades de quatro manifestações folclóricas sergipanas: Bacamarteiros, de Aguada (Carmópolis), São Gonçalo, da Mussuca (Laranjeiras), Samba de Coco, do Mosqueiro (Aracaju) e o Cacumbi Mirim (Riachuelo).

O processo criativo e a direção do espetáculo acontecem junto à direção artística de Erika Moura (Cia Nova Dança/SP) que, imersa numa residência artística em São Paulo, junto a Iris Fiorelli - intérprete da palhaça Carmelaa -, esquadrinhou o corpo de uma palhaça dançarina e viajeira. Esta realiza suas ações procurando constante aprovação e participação de seu público, com movimentos inspirados nas danças populares que norteiam a apresentação.