Governo federal vai equipar mil conselhos tutelares até o fim do ano

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 13/06/2013 às 12:19:00

Vinícius Lisboa
Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mil conselhos tutelares de todo o país serão reequipados neste ano. As melhorias vão começar pelos 82 situados nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, incluídos em um total de 500 que serão reequipados antes do evento, anunciou ontem a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Em frente à prefeitura do Rio de Janeiro, a ministra entregou simbolicamente os equipamentos - um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro, além do projeto dos conselhos tutelares de referência, que serão construídos no país a partir do ano que vem.

Ao todo, serão reequipados 12 conselhos tutelares no Rio de Janeiro, 33 em Brasília, 14 em Salvador, nove em Belo Horizonte, oito no Recife e seis em Fortaleza. Maria do Rosário afirmou que considera as melhorias fundamentais para atender o crescimento dos chamados pelo Disque 100, número para denunciar a violência contra menores.
"Em 2011, recebíamos 80 telefonemas por dia com denúncias de abusos contra crianças e adolescentes. Hoje, recebemos 1,2 mil por dia no Disque 100. Só estamos conseguindo atender a essa demanda porque estamos fortalecendo quem efetivamente vai ao local conferi-la: as prefeituras e os conselhos tutelares", disse ela.