Detran instala totens de autoatendimento para usuários

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Máquinas de autoatendimento no saguão do Detran
Máquinas de autoatendimento no saguão do Detran

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 14/06/2013 às 16:07:00

Pensando em proporcionar mais conforto e agilidade no atendimento aos seus usuários, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) inova mais uma vez apostando em tecnologia. Depois da implantação do portal (www.detran.se.gov.br), que oferece mais de 70 serviços via internet, chegou a vez dos totens de autoatendimento facilitarem a vida de quem precisa dos serviços do Detran.

A instalação dos equipamentos teve início na quarta-feira, 12. As primeiras unidades beneficiadas com a novidade foram a sede do Detran, na Av. Tancredo Neves, que recebeu seis totens, a Ciretran de Nossa Senhora do Socorro, localizada no Shopping Prêmio, onde quatro totens de autoatendimento foram disponibilizados, e a unidade do Ceac do Riomar, que recebeu dois aparelhos. Nos próximos dias, os demais pontos de atendimento localizados na capital também serão contemplados. A unidade do Detran no Ceac da Rodoviária Nova contará com três totens de autoatendimento, a unidade do Ceac da Rua do Turista terá dois e a Unat/Jardins ganhará três equipamentos.

De acordo com o diretor de Atendimento e Credenciamento do Detran/SE, Jorge Eduardo dos Santos, 11 municípios de Sergipe serão beneficiados com os totens. São eles: Itabaiana, Lagarto, Estância, Simão Dias, Tobias Barreto, Canindé do São Francisco, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Carira, Cristinápolis e Capela.
"Através de um termo de cooperação que será firmado entre o Detran e o Banese ficou estabelecido que os 11 equipamentos do interior serão instalados dentro das agências do Banese. Será uma grande comodidade para a população, uma vez que os usuários poderão imprimir o Documento Único de Arrecadação - DUA - nos totens e depois fazer o pagamento no banco. O autoatendimento através desses equipamentos ficará aberto aos usuários durante todo o tempo em que os caixas eletrônicos do Banese  estiverem em funcionamento", destaca.

Ainda segundo Jorge Eduardo, o objetivo da implantação dos totens é garantir a descentralização dos serviços do Detran e a independência do cidadão em relação ao horário de funcionamento da autarquia. "Na Rodoviária Nova, por exemplo, os três totens que serão instalados ficarão disponíveis durante 24 horas, e, no futuro, nos dois shoppings de Aracaju e no shopping de Socorro, os usuários poderão utilizar os equipamentos até o horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais, o que inclui os finais de semana e os feriados", informa.

Inicialmente, dois serviços referentes a veículos foram colocados à disposição da população: 'Licenciamento Anual/ IPVA' e 'consulta ao Calendário de Licenciamento Anual/IPVA'. De acordo com o diretor-presidente do Detran/SE, Bosco Costa, a intenção é que no prazo de 60 dias mais 16 opções sejam implantadas de forma gradativa, totalizando 18 serviços disponibilizados pelos totens de autoatendimento.