PRE recomenda garantia de acessibilidade a pessoas com deficiência na eleição

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 26/06/2012 às 15:32:00

A Procuradoria Regional Eleitoral enviou recomendação aos promotores eleitorais para que seja garantido o acesso de pessoas com deficiência aos locais de votação nas eleições municipais de 2012. A recomendação foi baseada em um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral, que encontrou problemas de acessibilidade em 154 locais de votação no Estado.
Na pesquisa, foi detectado que, em Aracaju e em várias cidades do interior, como Lagarto, Aquidabã e Boquim, todos os locais de votação estão aptos para receber esses eleitores. Mas há 154 locais de votação que apresentam obstáculos que impedem o acesso das pessoas com deficiência. Em Estância, por exemplo, 22 locais de votação são inadequados e em Indiaroba 11 prédios não oferecem acessibilidade.
A procuradora regional eleitoral, Lívia Nascimento Tinôco, recomendou que os promotores eleitorais promovam diligências nos locais de votação de seus municípios e tomem as providências necessárias para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência no pleito das eleições municipais.