Vereador alerta para a possibilidade de uma crise social em Carmópolis

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/07/2013 às 16:51:00

A informação que programas sociais poderão ser cortados em Carmópolis soou como uma bomba entre a população. Vinculados diretamente aos royalties, estes programas poderão ficar comprometidos devido à queda do repasse financeiro da Petrobras. "Como vão ficar as pessoas carentes que precisam desses programas? E a população mais humilde que depende dessa ajuda para sobreviver? A Prefeitura precisa agir com serenidade e não penalizar o povo", ressaltou o vereador Décio Neto.
O vereador alerta para o que ele chama de dependência financeira dos royalties. "Essa queda no repasse mostrou que Carmópolis não pode depender exclusivamente dos royalties. Hoje ele diminuiu. E se amanhã ele acabar? É preciso ter criatividade, atrair mais industrias e gerar mais emprego para a população", disse.
Décio Neto também lembra que os gastos exorbitantes da atual administração levou o município à quebradeira. "Esta administração realizou festas caríssimas nos anos anteriores e agora penaliza o povo por sua ingerência. Ao invés de cortar benefícios da população, porque não extingue cargos em comissão com altos salários ocupados por pessoas de fora?", indagou o vereador.
A Prefeitura de Carmópolis que esbanjava confortável situação financeira em relação a outros municípios, agora vive uma nova realidade. A arrecadação municipal entrou numa queda vertiginosa. Só de royalties a prefeitura perdeu R$ 1,2 milhão. O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também caiu. "Quando a prefeita assumiu em 2009, a Prefeitura tinha R$ 27 milhões em caixa. Gastaram tudo o que tinham", lamentou Décio.
De acordo com a própria assessoria de comunicação da Prefeitura, até demissões poderão acontecer nos próximos dias. "Não descartamos a possibilidade de haver cortes na folha de pessoal", informou a assessoria, que também comunicou o cancelamento de shows na festa de inauguração do Monte Carmelo e festa de Nossa Senhora do Carmo.