Laranjeiras participa de Programa de Qualificação de Organizações Locais

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 13/07/2013 às 11:54:00

Dando continuidade ao Programa de Qualificação de Organizações Locais, promovido pela Votorantim Cimentos, será realizado neste fim de semana o terceiro encontro com os representantes da Escola de Música Santa Bárbara e demais ONGs. A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Votorantim e está sendo conduzida pelo Instituto Hartmann Regueira.
Em todo o Brasil, entidades foram indicadas para participar do Programa de Qualificação de Organizações Locais, com duração de 12 meses. Nessa etapa, realizada no Centro de Educação Presencial (CEP) em Lagoa Santa (MG), os participantes serão qualificados quanto à captação de recursos e gestão financeira. Afinal, um dos grandes desafios do Terceiro Setor ainda consiste, justamente, na prestação de contas e na gestão dos gastos.
"A Votorantim tem um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades nas quais atua. Com a iniciativa, será possível oferecer apoio especializado às organizações sociais, ampliando a rede de parceiros relevantes e aprimorando a gestão de bons projetos com temas que sejam prioridade nos municípios. A qualificação visa capacitar as ONGs quanto às metas bem definidas e planejamento claro com processos, orçamento e cronograma", explica Luiz Flávio, gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Laranjeiras.
O Programa de Qualificação de Organizações visa o aprimoramento da gestão no setor social com base no conceito de sustentabilidade sob a orientação das seguintes etapas: diagnóstico, módulos de ensino presencial e virtual, coaching social e uma rede de aprendizagem contínua para compartilhamento de experiências. Além de quatro encontros presenciais também são feitas visitas de consultores às Organizações Não Governamentais e feito acompanhamento online sob demanda.
A iniciativa já atendeu a 84 entidades, oriundas de mais de 50 cidades distribuídas em 14 Estados. O Instituto Votorantim e a Votorantim Cimentos apoiam as seguintes Organizações Não Governamentais: Associação de Bairro de Euclidelândia, em Cantagalo (RJ), São Domingos Sávios, de Itaú de Minas (MG), Orquestra de Banda de Música de Sobral e Organização da Vida nas Teias de Cultura - Cáritas Diocesana, em Sobral (CE), Associação de Jovens Esportistas (AJEX), em Xambioá (TO), Associação Thourão de Taekwondo, em Sobradinho (DF), Organização São Domingos Sávios, de Itaú de Minas (MG), o Escola de Música Santa Bárbara, em Laranjeiras (SE), Cia. de Teatro Desmontagem Cênica, em Imbituba (SC), e Associação Harmonia, em Vidal Ramos (SC).