Governo e Petrobras assinam convênio para recuperação de 16 poços

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 27/07/2013 às 03:13:00

Na próxima segunda-feira, 29, o secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, José Sobral, e a diretoria executiva da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), estarão na sede administrativa da Petrobras, em Aracaju, para a assinatura do convênio que destinará R$ 402 mil para recuperação de poços artesianos, os quais atendem 16 localidades sergipanas.

A verba será utilizada para substituição de equipamentos, reposição de peças e serviços de reparo de bombas e estrutura física em 16 poços perfurados pela Cohidro. São sistemas de abastecimento de água comunitários, que aguardam este investimento para retornarem a funcionar em perfeita ordem. São solicitações feitas pelos prefeitos e associações comunitárias diretamente à Cohidro e por carecerem de atenção urgente, foram colocadas como prioridade neste convênio entre o Governo do Estado e a empresa petrolífera.
Reformados, os 16 poços irão restabelecer o fornecimento de água para 10.150 habitantes, em localidades rurais dos municípios sergipanos de Poço Verde, Poço Redondo, Pedra Mole, Gararu, Carira, Canindé do São Francisco, Tomar do Geru, Porto da Folha, Monte Alegre e São Miguel do Aleixo.

O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, esclarece que essas e outras iniciativas fazem parte das ações do Governo do Estado de combate aos efeitos da seca. "Além destes 16 poços recuperados com o apoio da parceira Petrobras, outro convênio com a Defesa Civil de Sergipe propiciará também a recuperação de outros 25 sistemas de abastecimento. O Programa de Recuperação de Pequenas Barragens, convênio da Seagri com a Seides, já recuperou mais de 300 e continua atendendo aos pequenos agricultores, de zonas aonde a aridez que virá nos próximos verões, faz necessário todo tipo de apoio, a fim de prover água à população e suas criações".