Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 27/06/2012 às 15:57:00

A perda de peso repentina e a vontade exagerada de urinar foram dois sintomas que indicaram ao aposentado José Lucindo Batista, 60 anos, que havia algo errado. "Fui fazer exames e o meu diabetes deu 388", revela.
Esse diagnóstico foi há dez anos. E nessa década o aposentado, morador de Monte Alegre, já fez uso de insulina e outro medicamento para o controle da doença. "Minha esposa tem pressão alta também e somando o valor dos dois nós gastaríamos muito com remédios".
Desde de fevereiro de 2011, com o programa "Saúde não tem preço", implantado pelo Governo Federal, por meio da rede própria e conveniada de Farmácias Populares, pacientes como José Lucindo e a esposa dele podem retirar, de graça, tanto medicamentos para diabetes, como para hipertensão arterial.
Desde o início do mês, o programa passou a distribuir gratuitamente, também, remédios para asma. Para adquiri-los, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e a receita médica dentro do prazo de validade, que é exigida pelo programa como forma de evitar a automedicação.
Além dos medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma, a Farmácia Popular do Brasil possui itens que podem ser adquiridos com até 90% de desconto, se comparados com os encontrados nas outras farmácias.
Outra vantagem encontrada pelos usuários é que os farmacêuticos fazem a dispensação assistida. "Nós tiramos todas as dúvidas em relação ao uso correto, pois o tratamento adequado reflete na qualidade de vida do paciente", assegura a farmacêutica Emanuelle Almeida.