Pronatec abre 700 vagas em cursos de qualificação profissional

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 27/06/2012 às 15:58:00

Estão abertas as inscrições para 700 vagas, em 11 cidades, para os cursos de qualificação profissional executados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, através de convênio firmado com o Senac. Do total de vagas, 5% serão destinadas aos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) tem a função de intermediar a articulação entre o Governo Federal e os municípios para facilitar a inserção da população nos cursos. As vagas serão ofertadas a pessoas de baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e que sejam, prioritariamente, muito pobres.
Os interessados devem procurar as Secretarias de Assistência Social dos municípios e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) munidos de RG, CPF, comprovante de residência e Número de Inscrição Social (NIS). "Os nomes das pessoas selecionadas serão encaminhados pelo município, através de cadastro eletrônico, diretamente para o Governo Federal", explicou o técnico do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Melquiades Freitas.

Cursos - Entre os cursos ofertados estão de cabelereiro, manicure e pedicure, garçom, auxiliar de confeitaria, cuidador de idoso, vendedor, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, agente de informação turística, recepcionista em meios de hospedagem, empregada doméstica, costureiro, camareira em meio de hospedagem, depilação e maquiador.
Inicialmente serão ofertadas 35 turmas nos 11 municípios: Umbaúba (4 turmas), Porto da Folha (3 turmas), Poço Verde (3), Nossa Senhora de Lourdes (2), Maruim (2 ), Indiaroba (4), Ilha das Flores ( 2), Estância (7), Arauá (2) e Aquidabã (1) Capela (5). O Pronatec pretende ampliar a qualificação para mais 40 cidades sergipanas.