Cursos de qualificação estão oferecendo vagas

Economia

Estão abertas as inscrições para 700 vagas, em 11 cidades, para os cursos de qualificação profissional executados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, através de convênio firmado com o Senac. Do total de vagas, 5% serão destinadas aos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) tem a função de intermediar a articulação entre o Governo Federal e os municípios para facilitar a inserção da população nos cursos. As vagas serão ofertadas a pessoas de baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e que sejam, prioritariamente, extremamente pobres.
Os interessados devem procurar as Secretarias de Assistência Social dos municípios e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) munidos de RG, CPF, comprovante de residência e Número de Inscrição Social (NIS). "Os nomes das pessoas selecionadas serão encaminhados pelo município, através de cadastro eletrônico, diretamente para o Governo Federal", explicou o técnico do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Melquiades Freitas.
Entre os cursos ofertados estão de cabelereiro, manicure e pedicure, garçom, auxiliar de confeitaria, cuidador de idoso, vendedor, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, agente de informação turística, recepcionista em meios de hospedagem, empregada doméstica, costureiro, camareira em meio de hospedagem, depilação e maquiador.


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS