Falando de bom exemplo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 07/08/2013 às 02:51:00

O Brasil está longe de alcançar bons patamares quando o quesito é Educação. Principalmente se o que estiver em questão for a educação pública. O ensino está defasado, não acompanha a evolução do mundo. As instituições, em sua grande maioria, não possuem o mínimo de infraestrutura para atender dignamente os estudantes. Dignidade, inclusive, passa longe das salas de aula brasileiras. O salário dos professores nem se fala.

É irônico pensar que justamente o profissional que forma todos os outros profissionais, desde a educação infantil até o ensino superior, recebe um dos menores salários. Não há professor que dê aula empolgado desse jeito. Por isso, em meio a essa situação de desestímulo e desrespeito, quando surge um bom exemplo no ensino público, capaz de mostrar que tudo pode ser diferente, vale muito a pena destacar.

Esse é o caso da Escola Municipal Eduardo Viana, que fica no povoado Taiçoca de Dentro, em Nossa Senhora do Socorro. A instituição está entre as 12 concorrentes ao Prêmio de Gestão Escolar, que avalia os projetos pedagógicos e a estrutura oferecida aos alunos. Uma equipe do Prêmio esteve na unidade para avaliar o trabalho realizado por professores e coordenadores .
"É muito bom ver a escola se destacando no cenário educacional. Entre as 200 inscritas ela está entre as 12 primeiras. É um orgulho", disse a diretora da unidade, Marivalda Batista, que já se sente vitoriosa. É importante ressaltar que esta é a segunda unidade educacional de Nossa Senhora do Socorro que concorre ao Prêmio. No mês passado, a Escola Municipal Nair Menezes também foi lembrada pelos seus projetos bem-sucedidos.

Vale a pena comentar também que as duas escolas citadas são públicas, municipais, não possuem os mesmos recursos que a grande maioria dos colégios particulares têm, mas, mesmo assim, conseguiram realizar um trabalho sério, pois a Educação é realmente tratada como prioridade, tanto por quem faz as unidades quanto pelo poder público que as administra. Quem sabe com exemplos como esses, um dia, um texto sobre Educação não precise ser iniciado lembrando de uma realidade triste.

AMIGO DA MULHER I
A Maternidade São José, localizada no município de Itabaiana, receberá na próxima sexta-feira (9), o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher - da Câmara dos Deputados. A indicação foi realizada pelo então deputado federal Eduardo Amorim (PSC-SE), agora senador. O Prêmio é concedido anualmente, no máximo, a três entidades governamentais ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecerem destaque na promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O senador entregará o título pessoalmente a entidade.

AMIGO DA MULHER II
A Maternidade São José foi avaliada por um Conselho, que destacou as condições de acolhimento e serviços. "A Maternidade é respeitada pelos seus préstimos as mulheres e crianças sergipanas. O prêmio é o reconhecimento e uma forma de agradecimento", disse Amorim. Representando a Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, as irmãs Vânia e Edilene e o administrador da Maternidade São José, João Batista, estiveram no Senado Federal, com o senador Eduardo Amorim para agradecer a honraria. "Trata-se de um reconhecimento no sentido de estimular e reconhecer os serviços de promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher", disse João Batista.

CPI DA TELEFONIA I
Atire a primeira pedra quem nunca ficou na mão quando precisou usar o telefone celular, mesmo estando com crédito e pagando a conta em dias. Mas a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, instalada na Assembleia Legislativa de Sergipe, promete tentar mudar essa situação. No pronunciamento de ontem, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), vice-líder da bancada de oposição, informou que vai hoje a Brasília (DF), para tratar da primeira medida que vai ser tomada pela Comissão.

CPI DA TELEFONIA II
Ele irá pedir a proibição de venda de novos aparelhos, até que se melhore o serviço prestado pelas empresas de telefonia celular, problema que acontece em quase todo país. "Alguns Estados já estão preparados para isso, o Rio Grande do Sul está comandando, e amanhã estaremos em Brasília para tratar desses assuntos da CPI da Telefonia", disse o deputado relator da Comissão. Augusto Bezerra informou ainda que essa CPI está acontecendo em 14 Estados.