Cada um no seu quadrado

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 09/08/2013 às 02:30:00

Em Lagarto, parece que a história política está ganhando um novo rumo. O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) e o ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Valmir Monteiro (PSC), que tanto se apoiaram em eleições passadas, já confirmaram que vão seguir separados. Na próxima disputa, os dois querem sair candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa. Ou seja, vai cada um para um lado.

Com o rompimento, o deputado federal Rogério Carvalho (PT), aliado político dos dois e filho de Lagarto, ficou em uma situação complicada. E agora, quem apoiar? Segundo ele, não vai haver problema. Em entrevista ao radialista George Magalhães, o parlamentar afirmou que esse racha em Lagarto é de cunho eleitoral, pois os dois têm pretensão legítima para a próxima eleição.

O que não quer dizer, segundo Rogério, que a relação dele com os ambos vá mudar. O deputado disse que mantém algumas construções com Gustinho Ribeiro em várias regiões do Estado, e que ele tem a pretensão de manter. Da mesma forma, conserva uma relação com Valmir, inclusive de amizade, que não deverá ser influenciada por esse rompimento. Rogério Carvalho disse, inclusive, que há possibilidades de que o ex-prefeito troque de partido.
"Ele tem liberdade para isso, pois não tem mandato. Temos conversado sobre essa possibilidade. Mas, independentemente da decisão dele, vamos caminhar juntos", garantiu. O deputado federal afirmou acreditar nas chances políticas dos dois futuros candidatos, mas preferiu fazer a política da boa vizinhança, sem deixar escapar verdadeiramente a quem ele daria um possível apoio. 

BUSCANDO RECURSOS
O prefeito de Rosário Catete, Laércio Passos, participou de uma audiência na quarta-feira (7), em Brasília, com o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitor André Zilio Maximiano e o deputado federal André Moura. Na oportunidade, Laércio Passos apresentou o projeto "Desafio: Transformando Vidas", para viabilizar a possibilidade de captar recursos. O foi lançado em abril e visa reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em Rosário.

MAIS MÉDICOS
Foi cancelada na tarde da quarta-feira a instalação da Medida Provisória 621/13, que institui o Programa Mais Médicos. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) foi indicado para a presidência da MP pelo bloco parlamentar formado por PSC, PR e PTB e aguardará a próxima reunião. Defensor nato da categoria, por ser médico, o parlamentar poderá atender as inúmeras reivindicações da classe, que não está nada satisfeita com os direcionamentos do Governo Federal.
TURISMO
Hoje (9), a partir das 8h30, a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal realiza um seminário para debater o turismo e o desenvolvimento regional do Nordeste, no Hotel Radisson, em Aracaju. Como presidente da comissão, o senador Valadares irá coordenar o seminário e os debates, que contarão com as presenças de governadores, senadores, deputados e ministros.

PRAZO
Os Municípios devem conferir os dados de seus órgãos e entidades no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) até o dia 15 de agosto. Após esta data, o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) passa a efetivar pesquisa diária com base nas inscrições de órgãos titularizados no CNPJ.
A orientação para confirmação de dados está prevista na Instrução Normativa da Receita Federal (IN) 1.183/2011 e na Instrução Normativa Conjunta (INC) 1.257/2012. A medida visa a atualizar e disponibilizar para consulta a base de dados dos órgãos da Administração Direta que pertencem aos Municípios e aos Estados.