Lúcia Falcón participa de Workshop no Rio de Janeiro

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A secretária Lúcia Falcón
A secretária Lúcia Falcón

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 20/08/2013 às 03:01:00

A secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón, participou ontem, 19, do IV Workshop: 'O Futuro do Nordeste Visto de Fora', na cidade do Rio de Janeiro, coordenado pela Confederação da Indústria e Comércio do Ceará e pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O evento é preparatório para o encontro que acontecerá em Fortaleza nos dias 28 e 29 de agosto, no qual Lúcia Falcón participará como expositora, terá quatro mesas redondas de discussões e vai revisar aspectos atuais do Nordeste, a exemplo do consumo das famílias, fator influenciador do crescimento da economia, além do novo e sistemático fluxo de renda, que traz importante impacto econômico nos pequenos municípios. Fatores que vêm estimulando o investimento de empresas locais e de grandes grupos nacionais e internacionais, que incluem as regiões pobres em seus planos de expansão.

Com participação de diretores de empresas bem sucedidas nacionalmente, pesquisadores, professores de Universidades Federais, diretores de vários setores do BNDES, secretários de Ministérios e embaixadores, o Workshop também abordará as perspectivas do Nordeste, dadas as condições atuais, quanto às economias brasileira e mundial, e a melhor estratégia para efetivar as potencialidades da região diante deste cenário.  

A secretária Lúcia Falcón foi convidada para ser relatora da IV Mesa Redonda, que tem como tema 'Oportunidades e Desafios para o Nordeste - Visão Internacional', e terá como palestrantes o professor da Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente e Desenvolvimento, Ignacy Sachs, o Professor da Universidade de Harvard, Roberto Mangabeira Unger e a Diretora do Banco Mundial, Deborah Wezdel. A coordenação da mesa será feita pelo Embaixador José Viegas Filho e terá como moderador o Chefe de Gabinete da Presidência do BNDES, Sérgio Gusmão.

Para a Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano é extremamente relevante fazer parte de um evento dessa natureza. "Apesar de algumas dificuldades, a Região Nordeste vem se destacando na economia nacional, graças à visão estratégica iniciada pelo presidente Lula e que tem tido continuidade com presidenta Dilma, que não tem medido esforços em investir nos mais diversos segmentos, especialmente em infraestrutura e logística. Essa é uma oportunidade de discutir e propor melhorias para o futuro desta região, sobretudo as questões social e cultural como base das mudanças no rumo do desenvolvimento  ", declarou.