Saúde faz ação de campo contra dengue e calazar

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/06/2012 às 11:33:00

Nesta quinta-feira, equipes de agentes de endemias da Força-tarefa e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Aracaju estarão nas ruas atuando para combater os mosquitos transmissores da dengue (Aedes aegypti) e da leishmaniose/calazar (Flebótomo).
No controle da dengue, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) continuam no bairro Atalaia retirando entulhos e eliminando focos do mosquito Aedes aegypti. A Força-tarefa na localidade iniciou na terça-feira, 26.
Desde a terça-feira também, duas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão atuando nas ruas da cidade. Uma está aplicando inseticida em residências das ruas Santa Catarina e Paraíba, do bairro Siqueira Campos.
A outra equipe do CCZ está coletando o sangue de cães, para a realização de inquérito sorológico. Nas imediações da rua São João, do bairro Cidade Nova, a coleta vai detectar a positividade de cães infectados pelo mosquito flobótomo. De acordo com o coordenador do CCZ, Paulo Thiago a previsão é coletar amostras de sangue de 320 animais.