Hemose funcionará no feriado de 7 de setembro

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/09/2013 às 02:23:00

A celebração da Independência do Brasil pode ser comemorada com o gesto solidário da doação de sangue. Com o objetivo de receber os doadores para manter o estoque que abastece a rede hospitalar do Estado, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionará no próximo sábado, 07 de setembro, em horário habitual das 8h às 12h.

No feriado já está confirmada a doação de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que integram o projeto 'Vida por Vidas'. "A iniciativa é realizada ao longo do ano e sempre contribui com o serviço de doação de sangue do Hemose. Essa é uma parceria de sucesso, que entra no terceiro ano consecutivo", informou a gerente da Coleta do Hemose, Florita Aquino.

A gerente também ressaltou que a abertura do serviço, durante os feriados, vem apresentando resultados positivos. "A população vem atendendo aos chamados da instituição e comparece para doar sangue. Somente com este ato, é possível dar continuidade ao tratamento de pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", ressalta.

De acordo com levantamento da unidade, durante os feriados é registrada uma média de 25 a 60 doações, feita por dois segmentos. "Geralmente são doadores voluntários, regulares ou que aproveitam a folga para conhecer o serviço e doar. Há também o grupo composto por participantes de campanhas, agendadas estrategicamente para a data", reforça Florita.

Para doar sangue o cidadão precisa ter boa saúde e idade entre 16 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade e nem Doença de Chagas. No caso dos jovens com 16 e 17 anos, é necessário apresentar autorização dos pais ou do responsável legal, junto com cópias de documentos de identificação.