Museu da Polícia Militar será inaugurado em julho

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/06/2012 às 11:45:00

Sergipe está prestes a ganhar mais uma importante unidade museal. Trata-se do Museu da Polícia Militar, que será instalado na antiga delegacia de São Cristóvão e está em fase de conclusão da sua obra estrutural. O objetivo é inaugurá-lo com uma exposição provisória no dia 8 de julho, data em que se comemora a Emancipação Política de Sergipe. O Governo de Sergipe investiu R$ 266 mil na recuperação do prédio onde funcionará o espaço cultural.
Segundo Sayonara Viana, coordenadora de museus da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inicialmente será aberta apenas uma parte do museu, visto que as peças que estarão presentes do acervo permanente ainda precisam ser catalogadas. "Criamos uma exposição provisória que retrata a história da polícia em Sergipe, e traremos também uma mostra do será o projeto completo desta unidade. Assim, no dia 8 de julho, faremos a inauguração, mas sem o acervo final", destacou.
Esta é a terceira vez que o museu da polícia será reativado. Ele começou a fuincionar em 1969, foi fechado e reaberto em 1985, e, posteriormente, fechado novamente, e seu acervo doado para o Museu Histórico de Sergipe (MHS).
No novo museu, além do acervo que se encontrava no MHS, haverá exposições de fardamentos, armas históricas, equipamentos utilizados pela PM no seu dia-a-dia, entre outros elementos que fazem a história da Polícia Militar.
O Coronel Dilson, diretor na unidade, explicou que agora as expectativas são muito grandes para o funcionamento do local, uma vez que há uma grande movimentação na preservação do patrimônio material no Estado.