Estado realiza Seminário 'Soluções em Mobilidade Urbana'

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 25/09/2013 às 03:08:00

Ampliar, qualificar e discutir alternativas e soluções para o transporte de massa na Região Metropolitana de Aracaju são os assuntos debatidos no Seminário Soluções em Mobilidade Urbana, realizado pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) prosseguiu durante toda a terça-feira em um hotel na Orla da Atalaia.

Ao dar início aos trabalhos, a secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón, agradeceu a participação dos presentes e fez a leitura do Ato Público, tornando do conhecimento de todos a republicação das Tomadas de Preço de nº 14/2013, que tem como objeto a contratação de serviços profissionais especializados em engenharia de transporte para a elaboração do Plano de Outorga dos Serviços de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros da rede principal e da rede denominada Semiurbano do Estado de Sergipe, tendo a sessão de licitação agendada para as nove horas do dia 07 de outubro de 2013.

A secretária também tornou pública a Tomada de Preço de nº 15/2013, cujo objeto é a contratação de serviços profissionais especializados em engenharia de transporte para subsidiar a Sedurb na elaboração do Projeto Básico do Transporte Intermunicipal de Passageiros e dos estudos preparatórios da modelagem para a delegação dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros do Estado de Sergipe e assessoria ao processo licitatório, sendo que a sessão de licitação agendada para as nove horas do dia 08 de outubro de 2013.
Esforços do Governo

Representando o governador do Estado em exercício Jackson Barreto, o secretário Chefe da Casa Civil, Sílvio Santos, cumprimentou os participantes e destacou o empenho do Governo de Sergipe em discutir melhorias para o transporte.  "É determinação do governador investir em políticas que possam soerguer a qualidade do transporte de massa. O clamor nacional visto nos últimos meses é um indício que o atual modelo não está bom para ninguém. É primordial fazer esforços no sentido de encontrar uma solução para a mobilidade, pois o sistema não muda, só piora", afirmou.

Sílvio Santos declarou que é preciso a união de todos os seguimentos a fim de que bons resultados sejam obtidos. "As soluções não são fáceis, mas não dependem apenas da vontade política. Sugerir espaços como estes que discutam o assunto com maior profundidade é um grande passo. O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju estão empenhados em encontrar melhorias, pois o trânsito da capital já se equipara ao das grandes cidades. A ausência de um transporte público de qualidade e o drama que é fazer a licitação de transporte no país são situações que não podem piorar. Os interesses particulares não podem mais se sobrepor aos interesses gerais. Todos nós precisamos nos juntar e pensar na mesma linha que tragam soluções para a mobilidade", frisou.