Itabaiana: Caminhada lembra o Dia da Saúde Mental

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 09/10/2013 às 03:19:00

Na manhã da última segunda-feira (7), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade Itabaiana realizou uma caminhada pelas ruas do centro comercial, em comemoração ao dia mundial de saúde mental. A ação buscou atrair a atenção e divulgar para a comunidade o trabalho desenvolvido pelo município, através da Secretaria de Saúde, com os portadores de transtornos mentais.
"O papel do Caps é de suma importância, pois ajudamos a inibir as barreiras e o preconceito que, infelizmente, ainda excluem aqueles que sofrem de doenças mentais e psicológicas", disse a Coordenadora de Saúde Mental do município, Aline de Santana Andrade. Atualmente, o Caps de Itabaiana atende cerca de 60 pessoas, dando-lhes atenção e buscando sempre tratamentos adequados ao quadro clínico de saúde.

Criança feliz - A Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), vem realizando ao longo do mês de outubro o projeto "Criança Feliz Cresce Forte Como Seu Povo". Quando da execução do seu trabalho em convivência diária com as comunidades carentes do município, os profissionais do Nasf verificaram a necessidade de ser realizado um projeto de intervenção destinado às crianças carentes, com o intuito de fazê-las felizes mesmo com as dificuldades cotidianas que já enfrentam em seu seio familiar.

O projeto tem como objetivo elevar a autoestima dessas crianças, em especial as que ficam nas creches municipais, de uma forma recreativa e divertida por meio de dinâmicas, distribuição de brindes, presença de palhaços e brincadeiras educativas. Nessa terça-feira (8), o projeto foi realizado na Creche do CSU, com a parceria da direção e dos professores da creche.