DO PINHEIRO AO CRASTO PASSANDO PELOS SEM TETO

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 12/10/2013 às 13:14:00

No espaço de uma semana o governador interino Jackson Barreto completou um périplo cuidadosamente agendado que o levou a dois momentos repletos de significados, quando esteve na Usina Pinheiro, recepcionado pelos irmãos Franco, descendentes diretos do patriarca o ex-governador Augusto Franco; depois, no Crasto, na heráldica secular residência da família Leite. O engenheiro, ex-deputado Ivan Leite, preparou uma recepção para Jackson, onde não faltaram líderes políticos, prefeitos, deputados, vereadores, e boa parte da população do pequeno povoado do extremo sul sergipano, onde Jackson chegou para anunciar o inicio da construção de uma nova estrada asfaltada. Na mesopotâmia entremeada pelos rios Piauí, Piauitinga e Real, o pai de Ivan, Jorge Leite, desenvolve atividades empresariais iniciadas há mais de 50 anos, quando, jovem engenheiro, chegou para dirigir a fábrica de tecidos Santa Cruz. Visionário, Jorge enxergou as imensas potencialidades da região e instalou uma empresa de eletricidade, a Sulgipe, distribuindo energia gerada por uma hidrelétrica própria, que ele construiu inicialmente para suprir a demanda da fábrica. A Sulgipe atende a toda a região sul, e foi uma das poucas distribuidoras que escapou do processo de estatização intensificado durante os governos militares. Hoje, Ivan é o dirigente da Sulgipe e dá continuidade as ações preservacionistas pioneiras do pai, onde se inclui uma imensa reserva florestal.
Ivan pretende reconquistar um mandato de deputado estadual para dar sequencia a uma carreira política marcada pela discussão permanente dos grandes temas ligados ao desenvolvimento sergipano.

Eufórico com os resultados administrativos de uma semana, que abrangiam desde a parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, a reafirmação do inicio do Projeto Carnalita; o deflagrar de várias obras e a inauguração de tantas outras, além da interferência direta para superar problemas sociais, Jackson brincando, dizia que acabara de ¨conquistar duas Casas Grandes, a dos Franco e a dos Leite¨. Ivan que o escutava revidou: ¨Depois dessa conquista não vá nos chicotear ¨.