Ruth Rocha lança livro com seleção de poemas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 25/10/2013 às 16:05:00

A Editora Salamandra lança o livro Poemas que escolhi para crianças, antologia de Ruth Rocha. Na obra, a escritora seleciona poesias de mais de 40 autores brasileiros de várias épocas e presenteia os pequenos com uma seleção rica e instigante, que os apresenta à riqueza da poesia brasileira.

Os textos são organizados em blocos temáticos. Mariana Rocha, filha de Ruth, ajudou sua mãe com essa missão. No total, foram divididos em nove capítulos: Bichos e Bichinhos, Meninas e Meninos, Valentia, Família, Cantigas, Terra Brasilis, Amor, Filosofias e Poesia. Para cada capítulo foi convidado um ilustrador diferente para participar do projeto e dar ainda mais vida ao material.

Entre os poemas estão obras de autores consagrados, como Ana Maria Machado, Artur Azevedo, Carlos Drummond de Andrade, Casemiro de Abreu, Castro Alves, Ferreira Gullar, Mario Quintana, Olavo Bilac, Patativa do Assaré, Paulo Leminski, Pedro Bandeira, Vinicius de Moraes, entre outros. No fim da obra há uma pequena biografia de cada um dos artistas para apresentar esses grandes nomes às crianças.

Por toda sua vida, Ruth Rocha gostou de poesia. Ela tinha vários cadernos onde copiava poemas que apareciam em jornais, revistas, livros didáticos, etc. Quando cresceu, seu amor continuou. Hoje, ela fala que não é entendida em literatura. "Sou intuitiva e apaixonada. E foi com esse espírito que fiz esta seleção", conta. "É um presente que eu faço às novas gerações", conclui.