Dia do Comerciário será comemorado amanhã

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/10/2013 às 01:25:00

Em todo o Brasil, no dia 30 de outubro, é comemorado o "Dia do Comerciário". A data é festejada desde o século passado. O feriado comemorativo é garantido por meio das convenções coletivas assinadas em cada estado entre os sindicatos e os patrões. Em Sergipe, o feriado foi comemorado antecipadamente em 24 de junho, por decisão das assembleias gerais da categoria. Os comerciários optaram em comemorar a data no dia de São João, que apesar de ser a maior festa popular de Sergipe não é feriado estadual.

O feriado dos comerciários é garantido por meio de uma convenção assinada entre a Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe, seus sindicatos filiados e os empregadores do setor. No dia 24 de junho o comércio em geral de Sergipe não funcionou em comemoração ao Dia do Comerciário. Apesar da folga, todas as conquistas e vantagens dos comerciários foram asseguradas no feriado antecipado.

De acordo com dados da Federação dos Comerciários - Fecomse, Sergipe possui quase 100 mil trabalhadores atuando efetivamente no comércio. É a maior categoria profissional do país que soma hoje mais de 16,5 milhões de trabalhadores.

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, aproximadamente cinco mil caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio) organizaram grande manifestação no Rio de Janeiro contra os abusos e a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes. Os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga.

Os trabalhadores marcharam em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Nesse encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.
O decreto-lei 4.042/32, regulamentando a jornada de trabalho para 8 horas diárias, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 de Outubro é o "Dia do Comerciário