Projeto "Dia do patrimônio na escola" tem atividades concluídas

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Publicada em 09/11/2013 às 00:52:00

Na última quinta-feira, aconteceu o encerramento das atividades do projeto "Dia do Patrimônio na Escola", na cidade de Laranjeiras. A Escola municipal Lourival Batista foi a quinta e última escola a participar desta segunda edição. Participaram ao todo das atividades mais de 600 alunos, variando entre 04 e 14 anos, com escolaridade entre o 4º e o 9º ano do ensino fundamental.

Nessa edição, as instituições promotoras do projeto desenvolveram ações também nas escolas municipais Maria Virginia Leite Franco, Leonídio Leite, São José, e na escola estadual Cônego Filadelfo de Oliveira.
O projeto foi uma ação conjunta da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe, da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, da Secretaria de Cultura do município de Laranjeiras e da Unidade Cimesa da Votorantin Cimentos, proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de entender o Patrimônio Cultural da cidade de Laranjeiras desenvolvendo atividades lúdicas e estimulando a curiosidade e o espírito participativo das crianças.

Os alunos iniciavam o dia com a apresentação do grupo de teatro "Menores Unidos" contando a história de Laranjeiras, mostrando fotografias de edifícios e igrejas antigas e apresentando os principais grupos folclóricos com suas vestimentas, instrumentos musicais e das danças. A animação tomava conta da garotada que correspondia aplaudindo, cantando e dançando. Depois do intervalo para o lanche, os alunos participavam de brincadeiras, grupos de desenho e jogo de perguntas sobre o Patrimônio cultural.

Para a realização desta segunda edição do projeto foi extremamente importante o apoio e a colaboração das diretoras de todas as escolas, dos professores, dos coordenadores e funcionários em geral. Além de estarem presentes no dia da ação, participaram de uma oficina de Educação Patrimonial, momento em que tiveram a oportunidade de conhecer o projeto, entender as ações que seriam realizadas nas escolas, além de discutir o conceito de Patrimônio Cultural trabalhado.

Segundo a equipe promotora das ações, esta segunda edição foi avaliada como enriquecedora e positiva, pois se conseguiu atingir o objetivo de trazer, de uma forma animada, para o dia a dia da criançada, as discussões de Patrimônio Cultural e a importância de reconhecê-los. Ver a alegria de se reconhecer através dos bens do Patrimônio discutido foi o ponto alto das atividades e o melhor dos resultados.

Após o fim das atividades práticas, está previsto para o início de 2014 o lançamento de um filme dos principais momentos do projeto e um pequeno livro destacando as memórias da ação.