Comércio abre no feriado da Proclamação da República

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 14/11/2013 às 12:00:00

Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br

O comércio vai funcionar em horário especial amanhã, feriado nacional da Proclamação da República. Além de lojas no Centro, os supermercados e shoppings também irão abrir.

A abertura do comércio amanhã é prevista em acordo feito entre a classe empresarial e comerciários com base na Lei 10.101/2000, que regulariza o funcionamento dos estabelecimentos em feriados desde que tenha sido autorizado previamente pela convenção coletiva de trabalho.

A convenção coletiva também prevê que além das questões econômicas que passam a integrar a norma coletiva de trabalho referente à data-base, fica autorizado o funcionamento do comércio nos feriados de 12 de outubro, 15 de novembro, 08 de dezembro, 17 de março e 21 de abril. Como novidade, foi incluída cláusula que torna obrigatória a indenização pecuniária dos dias do aviso prévio que excederem os 30 dias determinados pela Consolidação de Leis Trabalhistas.

Gilson Figueiredo, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), explica que a convenção autoriza a abertura das lojas, mas que cabe a cada proprietário do estabelecimento a decisão de funcionamento. "Cada comerciante tem a opção de aderir ao acordo", informou. Ele destaca ainda que a decisão pela abertura das lojas também se deu pela proximidade das festas de final de ano, época que o comércio local já vem se mobilizando para garantir boas vendas. "Estamos aproveitando a maior presença de turistas na cidade, além de outros cenários favoráveis com o aquecimento de vendas para o final de ano que já deve acontecer a partir de agora", ressalta. As lojas do Centro vão abrir das 14h às 20h.

Os shoppings Riomar e Jardins também adotaram horário especial. As lojas abrem no início da tarde. Já os serviços de alimentação funcionarão a partir das 12h. No shopping Riomar, a Praça de Alimentação fica aberta das 12h às 22h. O Ferreiro Grill /Casa Alemã funciona a partir das 12h e o GBarbosa, das  8h30 às 22h. Já os cinemas seguem a programação. O Game Stational também abre a partir das 12h. As lojas âncoras terão horário de funcionamento das 13h às 21h e as lojas satélites, das 14h às 20h.

Gilson Figueiredo acredita que a abertura aos feriados nesta época do ano contribui para iniciar o aquecimento das vendas no período de final de ano. De acordo com projeções da FCDL, o comércio deverá enfrentar dificuldades quanto às vendas neste período natalino, que devem chegar a 7,8% em relação a 2012, situação que impõe estratégias para que o setor inicie a saída de produtos em períodos que antecedem as festas natalinas. Um dos fatores apontados pela federação como causadores da crise é o endividamento de consumidores ao longo dos últimos meses, situação que acaba limitando o poder de compra. É também neste período que o comércio já começa a se mobilizar para contratação de mão-de-obra temporária. A previsão é que até 1,8 mil trabalhadores atuem no setor durante esta fase.