UNIVERSIDADE NO SEMIÁRIDO

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 14/11/2013 às 12:02:00

"Uma universidade representa mudanças, avanços e desenvolvimento de uma região. O Governo Federal está fazendo o seu papel em reconhecer que Sergipe necessita de mais uma universidade". Essas foram as palavras do senador Eduardo Amorim (PSCSE), depois de receber a notícia do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, de que a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), começará a desenvolver estudos em Sergipe e, mais tarde, dará início aos cursos de nível superior e a desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento.

A vinda da universidade para o Estado é um pleito antigo do senador. Por diversas vezes ele esteve no Ministério da Educação com esse propósito, inclusive, contando com o apoio de prefeitos e deputados federais. Hoje (14), Eduardo Amorim, acompanhado de uma comissão, irá a Petrolina, em Pernambuco, para visitar à reitoria da Univasf e conhecer o funcionamento da instituição.  "A luta apenas começou, só iremos descansar quando tivermos a aula inaugural", garantiu o parlamentar sergipano.

Amorim informou que essa é a única universidade criada nas últimas décadas com missão de desenvolvimento regional, e que a Lei Criação prevê, ainda, como seu espaço de influência e de atuação, toda a região do semiárido nordestino. "Sabemos da carência de bancos universitários em várias regiões do Estado, por isso, continuaremos as audiências no MEC", disse, ao ressaltar que 25 cidades sergipanas estão aptas para receber o campus.

REELEITO I
O atual presidente da Câmara Municipal de Laranjeiras, Luciano dos Santos (Luciano da Várzea - PMDB), foi reeleito por unanimidade na sessão da última terça-feira (12). Os representantes do legislativo municipal elegeram também Jânio Dias (PMDB) como vice-presidente, José Mauro da Silva (Mauro de Pedra Branca - PSD) como 1º secretário e Celígena Pereira Franco (Celígena de Zé Franco - PMDB) como 2ª secretária, para o biênio 2015/2016. Luciano da Várzea exerce o terceiro mandato de presidente da casa legislativa e disse que em 2015 vai estar ainda mais experiente. "Exercer o mais esse mandato é um reconhecimento dos demais vereadores, seja da situação ou oposição. Aliás, enxergo todos como amigos e parceiros e sei que cada um defende o seu mandato em benefício do povo", destacou Luciano.

REELEITO II
Presente à sessão desta da Câmara, o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala - PMDB), usou a tribuna da casa legislativa e ressaltou que os vereadores desenvolvem um trabalho em grupo em prol do povo de Laranjeiras. "O presidente desta casa sempre executou as atividades pautado na transparência e na busca de atender o anseio de todos. Portanto, Luciano e os demais vereadores de Laranjeiras estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido com a união do grupo. Tenho certeza que nesta casa todos pensam no benefício dos laranjeirenses, seja a situação ou oposição", frisou o gestor.

SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS
A fim de regularizar a situação das empresas registradas na Junta Comercial de Sergipe (Jucese) e que têm serviços advocatícios em seu objeto social, o referido órgão solicita que os representantes dessas empresas compareçam à sua sede o mais breve possível. Isso porque o cadastro delas deve ser feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada Estado, segundo decreto da própria entidade.