Cerca de 90 mil alunos participam de Avaliação da Educação Básica

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 19/11/2013 às 03:00:00

Cerca de 90 mil alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e privada de Sergipe estão participando do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação. A aplicação das provas teve início nesta segunda-feira, 18, e vai até o próximo dia 28.

Os estudantes estão distribuídos em 3 mil turmas espalhadas por todo o estado. A aplicação das provas é feita por uma empresa contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), mediante licitação prévia.

Neste ano, o Sistema de Avaliação do MEC comportou três exames: Prova Brasil, destinada aos alunos do 5° e 9° anos do ensino fundamental das redes públicas; Avaliação Nacional de Educação Básica (ANEB), abrangendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 5° e 9° anos do ensino fundamental e mais os alunos do 3° ano do ensino médio, envolvendo os alunos das redes pública e privada; e, por fim, a terceira avaliação - uma novidade lançada pelo Ministério - , que   é a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Este exame avalia os alunos do 3° ano do ensino fundamental, que se caracteriza pelo final do ciclo de alfabetização nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

A coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliações da Secretaria de Estado da Educação, professora Jonielly Cheyenne Cruz, afirmou que a Seed executou uma série de ações no sentido de mobilizar e estimular docentes e discentes acerca dessas avaliações, a exemplo do lançamento do I Torneio de Educação Matemática da Rede Estadual, que contou com a participação de professores e alunos.

Ela disse que a Seed também realizou oficinas de capacitação para elaboração de itens contextualizados nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, nas Diretorias Regionais de Educação, além do lançamento do Programa de Incentivo à leitura, visando à melhoria da qualidade da educação.