Celi implantará usina de asfalto em Socorro

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/11/2013 às 03:17:00

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), entregou segunda-feira, 18, à Construtora Celi Ltda a Resolução do Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI) que aprova a construção de uma Usina de Asfalto no município de Nossa Senhora do Socorro. A Usina investirá aproximadamente R$ 9 milhões no Estado e irá gerar, a princípio, 51 empregos diretos.

A usina produzirá concreto asfalto usinado a quente e misturas betuminosas a base de asfalto, utilizado para revestimento de estradas (exceto asfalto e refinarias), cujos componentes necessários à produção serão adquiridos no mercado local. Inicialmente, a produção prevista é de 29 mil toneladas por ano de asfalto e visa estabilizar-se no ano de 2018, com mais de 60 mil toneladas por ano, consumidas, primordialmente, por construtoras e órgãos públicos.

O presidente da construtora Celi, Luciano Barreto, destaca a relevância do projeto para o estado e o compromisso de sua empresa para com o desenvolvimento de Sergipe. "Este projeto trará benefícios para grandes, médias e pequenas empresas. Não existe crescimento, em área nenhuma, sem a construção civil no meio", diz o empresário, que garante estabelecer qualidade e preço competitivo. Ainda segundo Luciano Barreto, o projeto possui ótimas condições logísticas de recebimento de matéria-prima e expedição de produtos acabados, pela localização estratégica e onde a demanda por transporte é abundante, além da empresa possuir frota própria.

Confirmando a importância do investimento para o estado, o secretário da Infraestrutura e do Desenvolvimento Energético Sustentável (Seinfra), Valmor Barbosa, defende que a chegada de uma nova usina de asfalto pode provocar uma melhora de preços no Estado. "Já que Sergipe não tem empresa deste tipo no ramo rodoviário, será um estímulo para que outras empresas invistam neste setor", acrescenta.

A escolha do município de Nossa Senhora do Socorro para a implantação da Usina deve-se à crescente demanda do setor da construção civil na região, que impulsiona um crescimento em relação à mão de obra e número de empresas voltadas para este setor. "O governo de Sergipe tem se empenhado em desenvolver a região e está investindo R$ 3 milhões em obras de acesso e estrutura no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro", informa o presidente da Codise, Roberto Bispo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, esta é uma excelente notícia para a economia sergipana, pois os empresários que irão implantar o projeto e a Construtora Celi Ltda são tradicionais, experientes e bom conceito no setor da construção civil. "Será um reforço na estruturação da cadeia produtiva do Setor da Construção Civil em Sergipe, gerando agregação de valor local, mais emprego e renda para a nossa sociedade", ressalta.