Valadares prestigia "Jovem Senadora" de Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Com a redação “A vez do Assum Preto”, Jéssica foi a escolhida em Sergipe.
Com a redação “A vez do Assum Preto”, Jéssica foi a escolhida em Sergipe.

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 22/11/2013 às 14:50:00

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) prestigiou ontem, no Plenário do Senado, a estudante Jéssica Horta. Ela foi a selecionada do Estado no Programa Jovem Senador 2013. Em sua sexta edição, o projeto seleciona 27 estudantes dos Estados e Distrito Federal por meio de redação. Neste ano, o tema foi "Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação". O projeto proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas, de até 19 anos, a possibilidade de por três dias atuarem como senadores da República.

Nesse "mandato" de três dias, eles analisam proposições resultantes das sugestões enviadas por eles em formulários de intenção legislativa. Se aprovadas, as sugestões serão encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde poderão ser transformadas em projetos de lei.

Com a redação "A vez do Assum Preto", Jéssica foi a escolhida em Sergipe. A estudante do ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em Aracaju, ficou muito feliz ao saber que seu texto foi vitorioso e contou como ficou sabendo do concurso. "A professora Alessandra divulgou na escola o projeto Jovem Senador e estimulou toda a classe a se inscrever. No começo tive receio, mas com apoio da professora segui em frente e fiz a inscrição. Pesquisei bastante e tive como base para o meu texto a canção Assum Preto, de Luiz Gonzaga, como forma de clamar ao povo a libertar através da voz a ave que está presa na gaiola", revelou a aluna, que pretende no futuro ser advogada.

Para o senador Valadares, o projeto é muito importante, pois desperta no jovem esse espírito político e democrático. "Estou muito emocionado de ver jovens pensando soluções para o nosso País. Parabéns à Jéssica e que essa experiência seja um marco em sua vida", disse. O senador também recebeu o jovem Edson Dionízio, vencedor da edição de 2012.