Deputado defende criação de agência para incentivar produção agrícola

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O deputado federal Rogério Carvalho
O deputado federal Rogério Carvalho

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 04/07/2012 às 00:31:00

O deputado federal e presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, foi recebido ontem pelo diretor de Agricultura e Meio Ambiente do BNDES, Guilherme Lacerda, na sede do órgão no Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi sugerir a criação de agência para incentivar produção agrícola e distribuição de renda no campo.
A ideia de Rogério é a criação de uma entidade integrante do Poder Executivo e com a atribuição de ser a Autoridade Gestora da Cadeia Produtiva da Agricultura e Pecuária, nos diversos segmentos da cadeia produtiva de origem animal e vegetal. A autoridade gestora poderá fomentar o crédito rural, ser proprietária de indústria e distribuir a riqueza decorrente da produção comercializada.
Segundo Rogério, o BNDES se comprometeu a gerenciar este projeto. "Eles vão administrar essa agência e promover ao homem do campo boas condições", disse.
Inclusão - O fomento de crédito, uma vez que ainda atualmente tanto o agronegócio como o produtor rural dependem do crédito estatal; a propriedade da indústria ao lado de outras empresas privadas; e a distribuição da riqueza decorrente da produção e do capital gerado são algumas destas ações previstas.
"Portanto, há uma inclusão social pela renda, pois os produtores rurais não terão mais o seu ganho advindo apenas da produção primária, mas da comercialização do seu produto, o que indica que eles participam da agregação de valor em cada etapa da cadeia produtiva", concluiu.