Secretário destaca atuação do governo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/07/2012 às 15:00:00

O Banco do Nordeste anunciou ontem medida que beneficia diretamente, neste primeiro momento, 1.380 famílias com as contratações no Programa Emergencial para Seca 2012. "Esta é uma ação que revela o desprendimento do Banco do Nordeste em oferecer sua colaboração para o Plano Estadual de Combate à Seca. São R$ 14 milhões que beneficiam diretamente aos agricultores que necessitam de forragem animal, ampliação da capacidade de armazenamento de água e a respectiva necessidade de produção de forragem para sustentar os rebanhos", revela o secretário de Estado da Agricultura, José Macêdo Sobral, que acompanha pessoalmente diversas ações do plano.
Segundo ele, o Banco do Nordeste tem "atuação decisiva dentro do pacote de ações apresentado pelo Governo, e demonstrou velocidade e eficiência em minimizar diversos entraves burocráticos para a liberação emergencial desses recursos do Governo Federal, amenizando e criando condições de convivências com a estiagem".
O secretário lembrou que a Emdagro teve papel preponderante para a consecução desses resultados, uma vez que se responsabilizou pela quase totalidade dos projetos dos agricultores familiares beneficiados com a medida.
De acordo com informações do próprio Banco do Nordeste, há a perspectiva de serem liberados mais R$ 13 milhões dentro dessa mobilização emergencial, ainda nesse mês de julho, o que beneficiará cerca de 2.600 famílias sergipanas nos municípios atingidos.

Ações paralelas -  O secretário José Sobral lembra ainda que o Governo do Estado vem oferecendo à população dos municípios do Semiárido e do Agreste, atingidas pela estiagem, ações de suporte emergencial como a distribuição de cestas básicas, o pagamento do Seguro-Safra, que se dará a partir de agosto, beneficiando 12.805 agricultores, também cadastrados pela Emdagro.
Além disso, também estão sendo promovidas ações estruturantes como a recuperação de aguadas, que são necessárias para aproveitar a incidência das chuvas que se anunciam para os próximos dias.