PMA lança Orquestra Sinfônica de Aracaju

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Os músicos são regidos pelo maestro Ion Bressan
Os músicos são regidos pelo maestro Ion Bressan

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 27/12/2013 às 00:54:00

Oferecendo mais uma atividade de extensão voltada para o ensino e qualificação profissional, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, apresentou pela primeira vez a Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (OSCAR) com 300 integrantes entre alunos e professores que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Durante apresentação realizada no CAIC localizado no Centro da capital, o prefeito João Alves Filho se emocionou com o talento dos músicos e anunciou que enviará um projeto à Câmara Municipal para a criação de uma 'bolsa' com uma ajuda financeira para os músicos da Orquestra.

Elogiando o talento dos novos músicos, João Alves enalteceu as peças apresentadas pela Orquestra e o desempenho dos jovens alunos que se dedicaram durante todo o ano para um melhor aprendizado. "Ver jovens apaixonados por música e formando-se em grandes músicos, é algo emocionante. Assistir esses meninos foi um maravilhoso presente".
"Tive o prazer de criar a Orquestra Sinfônica de Sergipe e hoje estou felicíssimo por participar também da fundação da OSCAR. É extremamente gratificante ser prefeito e ver nascer uma grande Orquestra como essa. A Cidade de Aracaju crescerá ainda mais e será motivo de orgulho para a nossa capital", destacou o prefeito.

Sabendo da importância de incentivar e investir no talento musical dos alunos da OSCAR, João Alves anunciou que enviou à Câmara Municipal de Aracaju um projeto para a criação de uma 'bolsa' para ajudar financeiramente os novos músicos. "Enviaremos esse projeto para apreciação dos vereadores, que tenho certeza, que será aprovado por causa do civismos e amor a nossa capital que os legisladores municipais têm. Todos os alunos que fazem parte da nossa Orquestra serão beneficiados", garantiu.

Satisfeita com o resultado da OSCAR, a secretária da Educação Márcia Valéria, enfatizou a importância de estar realizando esse projeto. "A parceria com a Universidade federal de Sergipe foi estabelecido em 2012, mas apenas esse ano foi iniciado. Hoje a Orquestra Cidade de Aracaju se apresenta com a participação do Coral da UFS. Estamos realizando um grande sonho feito por crianças que fazem parte da nossa Rede Municipal", disse a secretária.

Os músicos são regidos pelo maestro Ion Bressan, e escolhem de forma livre o instrumento que mais lhe agrada, como é o caso de Carlos Rafael, de 12 anos, violonista. "Estudo pela manhã e ensaio à tarde. Escolhi o violino porque acho um instrumento muito bonito. Estamos ensaiando desde maio e hoje estou muito feliz com a nossa apresentação".