Tecnologia é determinante no processo de expansão da Samam

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 31/12/2013 às 00:47:00

O grupo SAMAM, um dos mais tradicionais e sólidos grupos empresariais do Estado, surgiu a partir da sociedade entre dois irmãos em 13 de abril de 1928.  A pequena empresa de ferragens, louças e vidros transformou-se em uma holding que hoje abrange mais de 20 empresas em diversos segmentos. E não para de crescer, de investir e de se modernizar. Buscou a tecnologia como aliada para expandir e avançar nos negócios.

Sandra Maria Menezes,  Gerente Administrativa, revela que esta é uma vertente que sempre esteve atrelada à empresa. "O Rogério Alcântara, que faz parte da gestão de controle do grupo, vem de uma formação em Tecnologia da informação (TI) e sempre trouxe o que havia de melhor em termos de sistemas e recursos, por ele ter essa veia ligada à TI".

A expansão das filiais foi determinante para que o grupo fosse impulsionado para o futuro. "Quanto mais filiais você tem, mais folhas de pagamento operando separadamente, mais processos para desenhar. Seria impossível ter controle do que acontece nas outras lojas sem um sistema. Então, a necessidade de expansão e de crescimento exigiu isso. Para crescer, era necessário avançar neste ponto. Até para termos uma visão mais clara da eficiência dos nossos processos", acredita.

A SAMAM, que compõe um grupo de diversas concessionárias, utiliza um sistema gerencial que é homologado pela própria Fiat, devido ao layout das notas fiscais e da padronização da marca.  Mas, paralelo a isso aderiu à TOTVS há alguns anos para operar sua grande folha de funcionários que hoje realiza o pagamento de mais de 500 profissionais. "Seria inviável controlar toda a parte de folha sem o sistema. Como faríamos a parte de apuração de comissão, por exemplo? Os pagamentos de quinzenas é completamente automatizado. Desde o mecânico até o vendedor, todos ganham comissão, e o sistema calcula isso automaticamente, esse é um grande facilitador", explica a gerente.

Investimento - A tecnologia hoje é uma aliada indispensável no grupo. "Investimos muito em soluções, novas ferramentas e treinamentos de pessoas que irão operar os sistemas. Recentemente revitalizamos todo o parque de equipamentos, adquirimos dois novos servidores, aumentamos o link de internet. Tudo isso visando maior eficiência, tanto na velocidade e qualidade das informações. São esses investimentos que nos garantem os resultados que temos hoje, de liderança absoluta nos negócios em que atuamos".

A partir de janeiro de 2014, a SAMAM inicia um novo momento, implantando os demais processos dentro da Solução TOTVS. "A contabilidade precisa estar integrada à folha de pagamento, assim como, os demais processos de Gestão de Capital Humano devem estar devidamente implementados e integrados, a fim de atender à obrigatoriedade do Sped Social", esclarece Sandra.