Jackson prestigia procissão fluvial em Propriá

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Jackson cumprimenta bispo durante procissão
Jackson cumprimenta bispo durante procissão

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 28/01/2014 às 00:18:00

O governador Jackson Barreto participou na tarde deste domingo, 27, do encerramento da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Propriá, município distante 98 km de Aracaju. Ao lado do ex-prefeito do município, Renato Brandão, popularmente conhecido como Renatinho, e da secretária de Estado da Saúde, Joélia Santos, o governador acompanhou a procissão fluvial pelo Rio São Francisco.

Às margens do rio, milhares de pessoas também se reuniram para homenagear Bom Jesus dos Navegantes. Todos os anos, a imagem sai da igreja matriz da cidade em direção ao 'Velho Chico', onde é recebida com orações e cânticos.
"Minha presença aqui não é somente a do político, governador, mas a do cristão, católico, daquele que sempre está presente aos eventos da nossa Igreja, é uma presença que confirma o nosso amor a Propriá, ao Bom Jesus. Esta festa está inserida no turismo religioso do nosso estado e é a mais emblemática daqui, do Baixo São Francisco. Não poderíamos faltar, primeiro para homenagear Jesus e segundo porque não se pode faltar, em Propriá, naquela festa que é a referencia da sua cidade", declarou Jackson Barreto. A festa trouxe como tema "100 Anos de História e Fé", em referência ao centenário da tradicional homenagem, comemorado neste ano. "Celebramos os 100 anos da festa. Para nós, aqui de Sergipe, já é uma data significativa, inclusive que faz parte da tradição da Paróquia, que completará 300 anos já em 2018. Então, estes 100 anos têm uma valorização ainda maior. Do ponto de vista espiritual, a gente pede ao Bom Jesus dos Navegantes que sua mão acalme as 'vetanias' que tenhamos: políticas, sociais, econômicas, religiosas e morais. É uma oração que fazemos a Jesus por um Brasil melhor", explicou o bispo diocesano de Propriá, Dom Mário Rino.

A festa - Bom Jesus dos Navegantes é festejado em várias partes do país. Na cidade de Propriá, em Sergipe, a comemoração é realizada há cem anos, sempre no final do mês de janeiro. A procissão percorre as margens do rio passando por cidades ribeirinhas do estado de Alagoas. De volta a Sergipe, a imagem é saudada com uma queima de fogos.