O pasmo essencial de uma criança

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Sobre a alma sensível e reveladora da criança
Sobre a alma sensível e reveladora da criança

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 07/02/2014 às 00:36:00

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

O olhar de uma criança sobre o mundo, deslumbramentos poéticos e revelações existencialistas. O espetáculo Por Parte de Pai promete enternecer a plateia do teatro Lourival Baptista com a história de Antonio, um menino que experimenta a vida na casa dos avós paternos e vive a infância com a consciência de quem escreve um livro de memórias.

Depois de vencer os prêmios Sinparc 2013 de Melhor Espetáculo e Melhor Cenário, em Belo Horizonte, se apresentar em várias cidades mineiras, fazer turnê em outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul, e percorrer cidades importantes na vida do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, que assina o texto original, Por Parte de Pai, do Grupo Atrás do Pano, chega a Aracaju, para curta temporada.
O espetáculo tem dramaturgia de Carlos Rocha e direção de Epaminondas Reis. No elenco, Antônia Claret, Guda Coelho, Myriam Nacif e Paulo Thielmann.

Atrás do Pano - Desde a sua criação, em 1981, o Grupo Atrás do Pano investiga a cultura infantil através de trabalhos que partem do resgate de "estórias", cantigas populares e também pela vivência do brincar e do brinquedo, como o teatro de bonecos e as formas animadas, que marcaram a sua origem.
Enveredando pelo universo das histórias populares, da oralidade e da cultura brasileira, o grupo encontra a literatura como grande aliada e parte, então, para novas montagens, como "Tem de tudo nesta rua" (1994), "Toalha Mágica" (2004) e "Estórias Cantantes" (2006), nos quais une a adaptação literária a uma dramaturgia lúdica e interativa.

O encontro com o livro de Bartolomeu Campos de Queirós permitiu, além da continuidade da pesquisa de linguagem, falar ao público jovem e adulto sobre a alma sensível e reveladora da criança. Porém, sob um novo prisma: através da criança.

Histórico - Contemplado com os prêmios Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE e o Cena Minas da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, Por Parte de Pai vem cumprindo temporadas de sucesso e com repercussão nos locais por onde passou em Minas Gerais: na sede do grupo, em Nova Lima; no Teatro Marília, em Belo Horizonte; no Encontro SESI de Artes Cênicas de Araxá; no Redemoinho Cultural, em Ouro Branco; entre outros. Integrou também a "Mostra teatro para ver de perto", com curadoria do Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, no Festival de Curitiba 2013; os festivais de teatro de Presidente Prudente e Caxias do Sul; além de fazer temporada no CIT-ECUM, em São Paulo.

Serviço:
Local: Teatro Lourival Baptista
Data: De 07 a 09 de fevereiro
Hora: 20h30 (sexta e sábado); 19h30 (domingo)