Cultura - Rian Santos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 18/03/2014 às 11:02:00

Na cadência do pedal
A turma da ONG Ciclo Urbano não perde a oportunidade de promover a cultura da bike na capital sergipana. Depois do Pedal das Divas, último 08 de março, quando dezenas de ciclistas se reuniram numa celebração cheia de gás ao Dia Internacional da Mulher, o pessoal volta a fazer uso do espaço público no aniversário de Aracaju. Orientado pelo professor e cicloativista Waldson Costa, o passeio percorre as principais ruas do Centro, embalado pelo melhor da música sergipana. A concentração está marcada para as 15h30 desta segunda-feira, no mirante da 13 de julho.

Canoa furada
A disputa pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores em Sergipe rendeu uma trouxa de roupa suja sem tamanho. A troca de gentilezas entre o Secretário de Organização Tadeu Brito e a secretária de estado Eliane Aquino, viúva do governador Marcelo Déda, salienta o esvaziamento do debate político que faz água no barco da legenda. Sem quadros à altura de sua maior liderança, parcela expressiva da militância insiste em equívocos já superados e aposta mais uma vez no personalismo e na mitificação. A pré-candidatura de Eliane ao senado, no entanto, não afundou sozinha. Para o eleitor, ficou a impressão de que o PT/SE procura uma tábua de salvação.

As duas faces da moeda
A peça publicitária produzida pela Brasil Filmes para celebrar os 159 anos da capital sergipana investe no senso crítico e mostra as duas faces de uma mesma moeda. Dirigido pelo tarimbado Álvaro Brasil, o vídeo não se atém apenas à beleza exuberante dos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade. Da realidade que nenhuma campanha é capaz de ocultar, o lixo sob o tapete da paisagem, os profissionais da agência extraíram o apelo necessário para vencer enfado e pieguice, cutucando o aracajuano onde dói mais. Parece que funcionou. Só no canal do Youtube, milhares de views em poucas horas.

Os Baggios ainda são os mesmos
"Ainda somos os mesmos" é o nome do tributo prestado pelo portal Scream & Yell ao bigode mais classudo da MPB. Na homenagem, um monte de cobra criada lança luzes sobre o clássico Alucinação (1976), a jóia mais preciosa da coroa renegada por Belchior. The Baggios entre os eleitos. Segundo o guitarrista Julio Andrade, a releitura da canção "Todo sujo de batom", inserida nos bônus do registro, emprestou ainda mais veneno às palavras do compositor. Nenhuma surpresa, portanto. Os meninos vão mandar a boa e velha rifferama que meio mundo conhece.

Sem parabéns no aniversário de Aracaju 1
Não vai ter parabéns no aniversário de Aracaju. O prefeito João Alves Filho investiu alto para calar as sereias do Rio Sergipe e acabou obrigado a economizar na festa. Uma questão de prioridades. O pouco caso com os tambores da aldeia, contudo, não possui relação com a saúde financeira da Prefeitura. Trata-se de um dado cultural.

Sem parabéns no aniversário de Aracaju 2
Em 2011, quando o grupo Cataluzes completou trinta anos de carreira e as bandas The Baggios e Café Pequeno conquistaram o Festival das Rádios Públicas do Brasil, por exemplo, o aniversário de Aracaju foi palco para as bandas Skank e Cavaleiros do Forró. Depois, ainda na gestão do comunista Edvaldo Nogueira, foi a vez de Zezé de Camargo e Luciano apagarem as velinhas. Ano passado, não fosse o Manifesta, promovido pelo coletivo Serigy All Stars, a data teria passado em brancas nuvens. Difícil comemorar desse jeito.

Arte no shape
Gabi Etinger, Duardo Costa, Fábio Sampaio e Cachorrão estão entre os artistas e ilustradores que emprestaram o próprio talento ao Projeto Zons. Os shapes customizados durante o Festival já estão recebendo lances na página do projeto no Facebook. O leilão dura até as 20 horas do próximo dia 31. O valor arrecadado com as dez peças será revertido para a ONG Canto Vivo, que se dedica a ações de sustentabilidade ambiental em Sergipe.