**PUBLICIDADE
SERGIPE E AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Publicado em 05 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia
Já estão montados os vinte e três aerogeradores do Parque Eólico da Barra dos Coqueiros. Este mês a usina entra em funcionamento, gerando a mais limpa das energias. A conquista desse investimento, que ultrapassa os cento e cinquenta milhões de reais, se deu graças a uma bem sucedida negociação entre o governo do estado e a empresa de energia que estava interessada em implantar um projeto no nordeste.
O governo cedeu a imensa área que antes fora destinada ao Polo Mineral Petroquimico, que não foi adiante, e muito pesou na localização a infraestrutura já existente e a proximidade do porto, por onde desembarcaram os enormes equipamentos ( cada torre tem aproximadamente cem metros de altura ) , que foram facilmente transportados por uma boa estrada recentemente recuperada.
O governador Marcelo Déda está empenhado em novas negociações para ampliar investimentos na área de energias renováveis, e o último contato mantido na Petrobras poderá ter sido decisivo para a instalação em Sergipe de uma usina de biodiesel. No sertão crescem as áreas plantadas com o girassol do qual o biodiesel é fabricado com maior índice de produtividade. A vantagem do girassol é que, além do biodiesel ou óleo comestível, a exuberante flor, depois de industrializada, se transforma numa torta excelente como ração para o gado leiteiro, a grande vocação econômica do semiárido.