Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br
Os professores da rede estadual de ensino paralisarão as atividades no próximo dia 18 de setembro. Dessa vez, a manifestação será para cobrar do Governo do Estado o pagamento do reajuste de 22% no piso salarial da categoria. A decisão foi tomada em assembleia que aconteceu na manhã de ontem, dia 6, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, quando se reuniram aproximadamente 500 professores.
A manifestação foi intitulada como ‘O Dia da Virada do Piso’, pois os docentes estarão na Assembleia Legislativa (AL) cobrando dos deputados que não votem na proposta do governo, um reajuste de 6,5%. "Estaremos nas partes interna e externa da Assembleia fazendo uma vigília", avisou um dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), Roberto Silva.
De acordo com a presidente do Sintese, Ângela Melo, serão montadas tendas, e a praça Fausto Cardoso, onde fica a AL, será envermelhada. "Vamos mostrar aos deputados a importância de não aprovar o projeto do governador Marcelo Déda, de reajuste de 6,5% para o magistério", disse.
A concentração no dia 18 acontece no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, às 9h, seguida de assembleia. Depois os professores seguem em caminhada à AL. Depois de 58 dias em greve no primeiro semestre deste ano, os professores podem mais uma vez parar as atividades. "As negociações com o Governo não avançam, eles precisam abrir um canal de negociação", diz o sindicalista. Os docentes reivindicam ainda a rejeição do Índice Guia de Avaliação de Desempenho.
Ainda na assembleia de ontem, os professores ficaram sabendo da realização de um seminário que acontece no próximo dia 22, na sede do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed). O seminário terá a finalidade de discutir o Índice Guia. "Os professores já estão elaborando projeto rejeitando o Índice Guia em várias escolas", destaca a presidente do Sintese.
Ângela Melo aproveitou a oportunidade para convidar os docentes para participar do Grito dos Excluídos, que será realizado hoje, dia 7 de Setembro, com concentração a partir das 9h na frente da Catedral Metropolitana de Aracaju, de onde sairão em marcha. "Vamos nos somar aos demais trabalhadores para cobrar políticas públicas, vamos todos vestidos com as camisas vermelhas com frases cobrando o Piso do Magistério", enfatiza a sindicalista.


