As equipes do Bahia e do Vitória, serão por critérios técnicos, cabeças de chave da Copa do Nordeste
Ranking definiu cabeças de chave da Copa do NE
Publicado em 07 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
Givaldo Batista
givaldobs@Yahoo.com.br
Tudo pronto para a festa de lançamento da Copa do Nordeste 2013, que acontece na próxima quinta-feira, 13 de setembro, a partir das 20 horas, no Marina Park Hotel, em Fortaleza, com cobertura do Jornal do Dia. Durante a solenidade, será realizado o sorteio dos grupos, além da apresentação dos locais onde serão realizados os jogos.
Segundo o vice-presidente da Liga do Nordeste, desportista Milton Dantas, já foram definidos os cabeça de chave. "Como a competição será dividida em quatro chaves, adotou-se o critério técnico prevalecendo o ranking da CBF, para definição dos cabeças de chave", informou o dirigente.
A competição que acontece de 20 de janeiro a 17 de março de 2013, terá quatro grupos com quatro equipes cada um. Os escolhidos como cabeças de chave foram duas equipes baianas, Bahia e Vitória e duas pernambucanas, Sport e Santa Cruz.
A Copa do Nordeste – A competição contará com 16 clubes, sendo que Bahia e Pernambuco terão três vagas cada, enquanto Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas terão duas vagas. "O estado de Sergipe será representado pelas equipes do Itabaiana e Confiança, campeão estadual de 2012 e campeão da Copa Governo do Estado, respectivmengte. Em Fortaleza, será feita a reivindicação à CBF, para que o campeão da Copa do Nordeste, tenha uma vaga na Copa Sul-Americana de 2013", informou Milton Dantas. .
As equipes que participarão da disputa são: ABC, América de Natal, ASA, Bahia, Campinense, Ceará, Confiança, CRB, Feirense, Fortaleza, Itabaiana, Salgueiro, Santa Cruz, Sousa, Sport e Vitória. Já que a competição tem um regulamento que segue o "padrão Copa do Mundo", existe a possibilidade da existência de um "grupo da morte", com quatro equipes consideradas mais fortes.
CBF Presente – Toda a cúpula da CBF deve marcar presença em Fortaleza no dia 13. Pela manhã, haverá uma reunião entre os presidentes de clubes e os dirigentes da CBF, quando serão feitas algumas reivindicações, que beneficiarão os clubes e o futebol da região.
A competição é considerada como a salvação do futebol nordestino, pois além das cotas livres para cada clube participante, haverá transmissão pela TV Globo NE, Sportv e Esporte Interativo.
Cada clube receberá também direito pelas transmissões dos seus jogos, além da renda total dos jogos que tiver mando de campo, passagens e hospedagens.