Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PM VAI USAR 2.500 HOMENS NA ELEIÇÃO


Publicado em 27 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia


O comando da PM anuncia como será a operação de segurança das eleições

ANÚNCIO DA SEGURANÇA NAS ELEIÇÔES

O Comando da Polícia Militar de Sergipe apresentou ontem, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), o Planejamento Operacional para as Eleições 2012. Será empregado um efetivo de 2.886 policiais militares, distribuído nos 1.049 pontos de votação nos 75 municípios sergipanos. De acordo com o comandante da PM, coronel Maurício Iunes, o planejamento operacional serve para garantir à população o direito de exercer a cidadania do voto com segurança. "É importante que a sociedade possa ir e vir com segurança e que o pleito eleitoral seja realizado de forma tranquila", destacou Iunes.

Durante a apresentação, foi informado que 728 militares ligados ao Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC) farão a segurança de sete zonas eleitorais em Aracaju e nos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga e Salgado. Já nos municípios do interior, o Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI) vai disponibilizar 1.786 militares para fazer a segurança de 728 locais de votação.

No mínimo dois policiais estarão nos locais de votação para garantir um pleito tranquilo.
Além dos policiais militares, 150 integrantes do Corpo de Bombeiros irão trabalhar nas eleições, ficando responsável pelas zonas que abrangem os municípios de Aquidabã (3ª zona), Gararu (8ª zona) e Nossa Senhora da Glória (17ª zona). Aos bombeiros, o comando da PM já cedeu 200 armas que ficarão à disposição deles durante o esquema.

As companhias especializadas trabalharão durante o processo eleitoral. Na área do CPMC, atuarão militares da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM) e BPChq. No interior, cerca de 85 policiais do Choque trabalharão. No interior, em cada Batalhão, serão destacados 17 homens da Companhia de Choque, além do reforço de militares do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que fará patrulha com uma aeronave.

Até o dia 4 de outubro a Corporação acompanha as demandas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e as solicitações dos candidatos para policiamento em passeatas e movimentações do gênero. A partir de 5 de outubro, a PM envia viaturas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Grupamento de Ações Táticas do Interior (GATI) e Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC) para reforçar o policiamento no interior sergipano.

Os militares escalados para trabalhar no interior do Estado sairão do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praça (CFAP) às 5h30 do sábado, dia 6, com destino aos municípios. Para o transporte da tropa, a PM disponibiliza seis vans, seis micro-ônibus e 50 ônibus, além de já ter locado viaturas para reforçar o policiamento no interior sergipano. A PM também adquiriu 1.821 colchões, que serão utilizados pelos policiais que pernoitarão nos locais onde as urnas serão instaladas.

Ainda com base no planejamento do CPMC, a partir das 12h do sábado, 6, véspera das eleições, os 75 municípios de Sergipe receberão o reforço direcionado à segurança do pleito. Assim, a PM estará nos pontos de votação; reforçando o policiamento no entorno dos 1.049 locais de votação do Estado; acompanhando os juízes e nos pontos de apuração.

Todos os militares receberão ticket alimentação no valor de R$ 45, além de recebimento da Gratificação por Atuação em Eventos (Grae).

Durante o evento, também foi informado que no domingo das eleições funcionará um call center nas dependências do QCG, que receberá denúncias, solicitações de policiais e repassará orientações sobre o Código Eleitoral aos PMs que porventura tenham dúvidas. No decorrer da reunião, oficiais receberam uma cartilha com instruções sobre a legislação voltada ao período eleitoral.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade