Enem vai definir as vagas na UFS
Publicado em 09 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
Monique Oliveira
moniqueoliveira@jornaldodiase.com.br
Cerca de 60 mil inscritos no vestibular 2013 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que vai considerar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso de candidatos aos cursos de graduação, vão concorrer a uma das 106 opções de curso nos próximos dias 3 e 4 de novembro.
De acordo com o professor e pró-reitor de Graduação, Paulo Heimar Souto, a decisão foi aprovada pelo Conselho do Ensino, da Extensão e da Pesquisa da UFS (Conepe). Apesar disso, a Universidade não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou seja, a inscrição e divulgação do resultado ainda ficarão por conta da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV).
Souto explicou que uma das vantagens do novo Enem é buscar uma interdisciplinaridade e prezar por questões de raciocínio lógico e conhecimento prático de vida. "O Enem é uma prova bem elaborada, pois mede conhecimento adquirido, ao contrário de apenas o conteúdo, como ocorria no vestibular tradicional", comentou.
Outra vantagem do Enem, segundo o pró-reitor, é de ser uma prova de nível nacional, na qual o aluno poderá competir com outros estudantes de todo o Brasil por uma vaga em diversas universidades. "A proposta do MEC tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio", destacou o professor.
A novidade este ano é a ampliação das vagas do curso de medicina para o campus de Lagarto, passando de 50 vagas para 60. Antes existiam no total, 5.490 vagas, atualmente são 5.500 vagas em opções de cursos ofertadas nos campi de São Cristóvão, Saúde (Hospital Universitário), Laranjeiras e Itabaiana.
Enem – Apesar de o Exame ser direcionado aos alunos do Ensino Médio das escolas particulares e públicas, visando uma avaliação do que foi aprendido nos três anos que o compõem, outros perfis podem fazer a prova. Uma pessoa que já concluiu esta etapa de ensino pode, sim, fazer o Enem.
De acordo com o portal oficial do Ministério da Educação (MEC), estudantes que concluíram o ensino médio e os alunos do supletivo (atual educação de jovens e adultos) também podem participar do exame. Os estudantes que ainda não concluíram esta etapa de ensino e estão a cumprindo atualmente (alunos do 2º ano científico, por exemplo), são permitidos a fazer o teste.
Estado – A Secretaria de Estado da Educação (Seed), vem promovendo diversas ações com o objetivo de estimular e incentivar o aluno da rede pública de ensino a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e ter êxito nas provas. Esse exame substitui o vestibular tradicional, sendo a forma de ingresso para os cursos oferecidos pela UFS.
Por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), a secretaria adequou o formato das aulas do curso Pré-Universitário aos das provas do Enem. As aulas foram reforçadas com uma maior atenção à leitura e interpretação de texto. O número de vagas para o cursinho preparatório foi ampliado, contando atualmente com 6.305 alunos matriculados, distribuídos em 39 polos em todo o estado.