O plenário da Câmara terá que ser ampliado para abrigar 24 vereadores a partir de janeiro. Hoje são 19
Câmara de Aracaju será reformada para receber novos vereadores
Publicado em 17 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
Na próxima legislatura, que tem inicio a partir de 1º de janeiro de 2013, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai receber mais cinco parlamentares. Atualmente, o prédio da CMA é planejado para receber 19 vereadores e suas equipes de assessores. Para que possa receber os novos vereadores, o edifício que abriga o Parlamento Municipal vai sofrer algumas alterações.
Uma das mudanças já identificadas como necessária está no Plenário. Atualmente o espaço é planejado para receber 21 parlamentares, no entanto será ampliado para 24. Outra alteração no espaço será no quesito acessibilidade, tendo em vista que entre os vereadores eleitos está Lucas Aribé (PSB), portador de deficiência visual.
Para que o parlamentar tenha o seu direito de acessibilidade e locomoção por todo o local, o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), está mantendo contato com a Associação de Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) para saber quais as adaptações que deverão ser feitas.
Além das modificações no Plenário, outros setores do prédio deverão passar por reformas. Uma delas será na sala destinada aos assessores parlamentares. De acordo com Emmanuel, tudo vai ser estudado para que possa garantir instalações confortáveis e seguras. "Vamos verificar a melhor forma de aproveitarmos a nossa atual estrutura. Talvez devamos aumentar o espaço, no entanto temos a certeza de que iremos planejar tudo para que possa receber os novos colegas", afirma.
Uma possibilidade apontada pelo presidente está na transformação de parte do auditório da Casa que fica ao lado da sala dos assessores. Com a junção dos dois ambientes, o local estaria pronto para a chegada das novas equipes. "Tudo vai ser estudado e planejado com calma para que todos os vereadores sejam recebidos da melhor forma possível", ressalta o presidente da CMA.